Vinícolas comemoram a medida, que começa a vigorar no próximo mês, durante a Provino 2019
O governo de Santa Catarina anunciou o fim da Substituição Tributária para vinhos e derivados produzidos no estado, movimentando o segmento vitivinícola catarinense, que já projeta a ampliação de mercados a partir de 1º de outubro, quando a medida começa a vigorar.
Muitos destes negócios serão concretizados na Provino 2019 – Feira Profissional de Vinhos e Destilados, que acontece no mês em que passa a valer o fim da ST, criando um contexto promissor para as vinícolas catarinenses confirmadas na feira: Vila Francioni, Villaggio Bassetti, Vivalti, Thera, Abreu Garcia e Vinhedo Monte Agudo. Com apoio do SEBRAE, as marcas estarão em contato com players de todo o Brasil e da América Latina durante a feira, que vai transformar São Paulo na capital do vinho entre os dias 15 e 17 de outubro.
Atualmente, as empresas pagam o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) antecipadamente, assumindo a responsabilidade do imposto devido por todos os integrantes na operação da venda: distribuidor, varejista e até pelo consumidor final.
A partir do próximo mês, a venda dos vinhos catarinenses não será comprometida com o custeio do imposto antecipado, garantindo mais competitividade dentro e fora do estado, reforçando e redefinindo o posicionamento dos vinhos brasileiros em relação aos importados.