Vinho: Mercado comemora acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia

Acordo comercial vai permitir produtos comercializados com tarifa zero entre os dois blocos.

Os Ministérios das Relações Exteriores, da Economia e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciaram a conclusão do Acordo de Associação entre o MERCOSUL e a União Europeia (EU), que ressalta o compromisso dos dois blocos com a abertura econômica e o fortalecimento das condições de competitividade. 

Marco histórico no relacionamento entre o MERCOSUL e a União Europeia, que representam, juntos, cerca de 25% do PIB mundial e um mercado de 780 milhões de pessoas, o tratado constituirá uma das maiores áreas de livre comércio do mundo e vai permitir que uma grande variedade de produtos seja comercializada com tarifa zero entre os blocos entre os blocos.

Os compromissos assumidos também prometem agilizar e reduzir os custos de importação, exportação e trânsito, proporcionando aos produtores de vinhos europeus de países como Itália, França, Espanha e Portugal a mesma competitividade de Argentina, Chile e Uruguai

Para o produtor brasileiro, o vinho está entre os produtos que o acordo reconhecerá como distintivos do Brasil, ao lado das cachaças, queijos e cafés. Outros itens agrícolas de grande interesse do País terão suas tarifas eliminadas, com suco de laranja, frutas e café solúvel. 

“Os consumidores serão beneficiados com a medida que deve impactar no preços com uma possível deflação”, comemora Rico Azeredo, responsável pela Provino – Feira Profissional de Vinhos e Destilados, que promoverá negócios entre os principais produtores de vinho do mundo.

Direcionada integralmente ao público profissional,  a feira será uma importante plataforma para o contato entre produtores e importadores de diversos países com distribuidores, sommeliers, comerciantes e importadores do Brasil e da América Latina. Já estão confirmados importadores da Colômbia, Peru, México e Panamá

A Provino também realizará fóruns e painéis que vão tratar de temas práticos do mercado, como venda de vinhos e destilados, negociações, importação e exportação. A estimativa é de participação de 250 marcas expositoras e visitação de 6 mil profissionais nos três dias de evento.

Close
ProWine São Paulo © 2021 | +55 11 2365-4313 | info@emmebrasil.com.br
Close
wpChatIcon
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram