Rede de loja de vinhos inova e lança atendimento ao vivo pela internet

O streaming de vendas já é utilizado em alguns países e agora chega ao Brasil. Com ele, os clientes conversam em tempo real e por vídeo com o vendedor.

Comprar pela internet é muito prático, mas uma experiência distante. A solução pode ser um canal ao vivo pela internet, chamado de streaming de vendas, onde o cliente conversa em tempo real com o vendedor. Uma maneira de humanizar um pouco a máquina.

Já utilizado há algum tempo na China e em outros países, o streaming de vendas – ou shop streaming – está chegando agora no Brasil. Uma rede de lojas de vinhos é uma das primeiras a oferecer o serviço por aqui. Ela levou dois anos para implantar o sistema.

“Desenvolvemos uma plataforma que se juntou ao nosso comércio eletrônico e lá nosso consultor tira todas as dúvidas. A pessoa pode comprar, tirar dúvida, pedir uma indicação de restaurante. É a mesma experiência que ela tem na loja”, explica Diego Bonassa, gerente nacional da loja.

Para a consultora de vendas Carol Manciola, a tecnologia nivelou as empresas, que agora precisam buscar outra vantagem competitiva: “A humanização é uma tendência. Para você se diferenciar, vai precisar personalizar. E essa personalização, que considera o momento, o ritmo e o desejo do cliente naquele instante, só o ser humano é capaz de fazer”.

Um estúdio foi montado em uma pequena parte de uma das lojas da rede. Um vendedor fica disponível de 12h às 18h e os clientes digitam as dúvidas e ele responde no vídeo. A compra pode ser feita na hora, clicando na mesma tela do computador.

O custo é o mesmo de manter um vendedor dentro da loja física, só que o resultado é muito maior. Porque quando ele tira uma dúvida ou fala de algum produto para alguém, dezenas, centenas podem ouvi-lo ao mesmo tempo.

“Um vendedor de loja atende 20, 30, 40 pessoas por dia. Você tem uma potencialização extrema da eficiência de atendimento”, diz o diretor comercial Alexandre Brat.

“O grande limitador desse tipo de solução é a logística. Porque você pode vender pro mundo inteiro. Seu desafio, a partir daí, vai ser entregar”, afirma Carol.

Outro cuidado importante é na escolha do vendedor para esse canal. Ele tem que compensar a distância com simpatia e envolvimento extra.

O sommelier Beto Keller conta como faz para o cliente se sentir mesmo dentro da loja: “Eu conto histórias. O mundo do vinho é cheio de histórias e de muita cultura. Isso encanta o cliente”.

Em duas semanas, o shop streaming da loja de vinhos vendeu mais do que a loja virtual. E juntos, homem e máquina, se tornam mais eficientes.

“Muitas vezes você vai se confundir, não vai identificar se está falando com uma máquina ou com um ser humano. Mas só o ser humano tem, pelo menos por enquanto, a capacidade de lidar com problemas complexos, com aquilo que é imprevisível. E isso de fato é o diferencial”, completa Carol.

Créditos: G1.globo.com
https://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2020/09/06/rede-de-loja-de-vinhos-inova-e-lanca-atendimento-ao-vivo-pela-internet.ghtml

Write a response

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
ProWine São Paulo © 2021 | +55 11 2365-4313 | info@emmebrasil.com.br
Close
wpChatIcon
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
%d blogueiros gostam disto: