ProWine São Paulo 2022: os destaques da edição 2022 segundo experts do mercado 

Está chegando a hora: entre os dias 27 e 29 deste mês, começa a ProWine São Paulo 2022. O maior e principal evento de vinhos e destilados do país, chega de ‘casa nova’, agora ocupando o icônico Expo Center Norte, na capital paulista, conhecido por ser palco de grandes feiras, ou seja, de ser o ‘pontapé’ para grandes negócios do mercado interno e externo.

A iniciativa é voltada exclusivamente para profissionais do mercado e, como tal, é aguardada com grande expectativa. Conversamos com alguns especialistas que contam quais os destaques que lhes chamaram a atenção na programação. 

Para o sommelier Antônio Santos, do restaurante Mondo Gastronômico, em São Paulo, a feira é uma oportunidade dos profissionais do mercado pararem e repensarem temáticas importantes de todo o cenário que envolve o vinho e que vai além de só ‘provar um rótulo’ em degustação, declara ele. “É vital o tema desta edição, sustentabilidade, porque mais do que nunca temos que falar do vinho como um todo! De processos de produção do vinho –  poda, colheita tardia, estrutura molecular do vinho; produtividade, reciclagem, orgânicos e biodinâmicos. E, é legal que o evento traz tudo isso e vai além trazendo as boas novas de outras bebidas também, como cachaça e destilados”, diz o especialista.  

“Como todo jornalista, eu gosto de novidades, assim espero me surpreender com os lançamentos e acompanhar tendências do mundo do vinho. Também estou curiosa para provar vinhos de países tão distantes, como Moldávia e Eslováquia. A elaboração de vinhos vem ganhando qualidade em nações que não têm tradição na viticultura e esta é uma oportunidade de provar estes brancos e tintos”, comenta Suzana Barelli, colunista de vinhos do caderno Paladar, do jornal Estadão. 

Para a chef Danielle Johnnei, proprietária da Trattoria da Dani, no Recife, o evento é palco para discussão, quebra de preconceitos e divulgação de marcas que trabalham as tão necessárias novas embalagens. “Claro que existem vinhos e vinhos e cada um tem o seu momento, o seu ritual. Porém, existem duas coisas que são muito relevantes no cenário atual: o vinho está mais democrático, mais acessível e as pessoas podem consumi-lo em circunstâncias diversas. Eu, como dona de restaurante, posso ter no cardápio para atender a demanda de quem está sozinho ou para a ocasião em que só uma pessoa da mesa, vai beber. Ela também é muito versátil em caso de eventos! Como consumidora, adoro ter algumas na minha geladeira, para ter algo para servir quando chega uma visita”, pontua ela.

“A bag in box é uma inovação que considero perfeita e que virou algo essencial no meu negócio! Tem uma qualidade boa, longevidade interessante e me permite vender vinho em taça, em jarra e ainda utilizar o vinho na cozinha. Antes, eu tinha que abrir uma garrafa, às vezes, só para uma ou outra receita”, conta a empresária. 

Outro fato que tem chamado a atenção do mercado é a participação recorde de vinícolas brasileiras – são 65 ao todo e mostram como a geografia vitivinícola no Brasil mudou, com representantes dos quatro cantos do país, além dos já esperados Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Goiás é um Estado de potencial enorme e está ganhando terreno no universo de Alimentos e Bebidas. Ver o vinho produzido aqui, na ProWine São Paulo, é um grande divisor de águas já que o evento reúne os principais profissionais do mercado interno e também do exterior”, declara Aline Dantas, profissional que atua no cenário gastronômico há mais de 14 anos e depois de trabalhar com grandes nomes do mercado como Renata Vanzetto, Ana Luiza Trajano e Alain Poletto, aceitou o desafio de gerenciar a nova fase do icônico restaurante Panela Mágica, em Goiânia. 

Tudo o que você precisa saber sobre ProWine São Paulo 2022

Tema: este ano queremos colocar a Sustentabilidade em pauta, já que entre tantas problemáticas e questões a serem debatidas, é mais do que urgente rever o impacto do aquecimento global, que é um fenômeno de grande impacto na indústria vitivinícola. 

Participantes: mais 450 expositores, de 19 países, que juntos representam mais de 800 marcas de vinhos e destilados, reunindo os principais players da indústria latino-americana de vinhos e destilados, com recorde de público – a estimativa é receber 5 mil pessoas. 

Realização: trata-se de uma iniciativa de Emme Brasil e Inner Group, em sociedade com a Messe Düsseldorf, organizadora da maior feira de vinhos e destilados do mundo, a ProWein, na Alemanha. 

Inscrições: ainda dá tempo de participar da maior e principal feira de vinhos e bebidas do país. É só se inscrever clicando em nosso site www.prowinesaopaulo.com. O evento é gratuito e voltado para profissionais do setor. 

Write a response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close
ProWine São Paulo © 2021 | +55 11 2365-4313 | info@emmebrasil.com.br
Close
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram

Prowine São Paulo 2022
Credenciamento apenas presencialmente.
Não esqueça o documento e o comprovante do setor.
Nos vemos aqui!

%d blogueiros gostam disto: