A ProWine São Paulo 2023 abre suas portas neste primeiro dia e, já confirma que é sucesso ao receber um total de 3.400 de visitantes que vieram de todo o Brasil entusiasmados com as oportunidades de fechar negócios.
Durante o dia, os visitantes puderam assistir as primeiras palestras do Fórum. Um dos painéis que chamou atenção teve como porta-voz o CEO da Ideal Consulting Felipe Galtoroça, que trouxe o tema “O Mercado de Vinhos no Brasil”, abordando sobre o consumo, expectativas para o vinho brasileiro e novas perspectivas. Já a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), trouxe em seu painel o tema “Mercado Ilegal de Bebidas Alcoólicas”, com a presença de Cristiane Foja, presidente-executiva da associação. A CVRVV – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes teve a presença de seu representante no Brasil, Gonçalo Rowett, que compartilhou valiosas informações sobre as distintas personalidades dos Vinhos Verdes, principalmente da casta Alvarinho, proporcionando uma experiência enriquecedora aos presentes sobre a uva emblemática da região.
Ainda no estande da CVRVV, esteve presente Carla Cunha, diretora e responsável pelo marketing, que ficou à disposição para confidenciar conteúdos atuais como a questão da diversidade do Minho, além de marcar presença nas degustações. A presença de Carla no evento foi uma rápida e única passagem, dando a oportunidade do público estar com quem tem a responsabilidade e prazer de responder oficialmente por toda região.
A Adega Alentejana, celebrando seus 25 anos, trouxe este ano quase 50 fornecedores e mais de 500 produtos. Ficou evidente o compromisso de importar com exclusividade para o Brasil vinhos, azeites, alimentos e louças de alta qualidade de diversos países, como Portugal, Espanha, Itália, França, Chile, Argentina e Malásia.
A vinícola Campestre, localizada em Vacaria, no Campos de Cima da Serra, um novo e surpreendente projeto Enoturistico da região, surpreendeu os visitantes ao inovar durante a feira e mostrar o crescimento local e seu compromisso com o mercado brasileiro. A novidade exclusiva para a ProWine é um projeto inovador com dois rótulos de vinificação integral: Zanotto Varietal Merlot e Zanotto Varietal Rebo, demonstrando sua constante busca por qualidade. Um olhar diferente para o consumo brasileiro!
O Brasil este ano vem com número significativo de vinícolas presentes. Há outras vinícolas brasileiras que estão também cheias de novas propostas, como vinho zero álcool, espumantes naturais, vinhos brancos barricados (Chardonnay, e Sauvignon Blanc), entre outras novidades. A Feira este ano traz no total de 195 expositores brasileiros, entre vinhos e cachaça, o que já é o dobro do ano passado, mostrando seu crescimento exponencial.