NOTÍCIAS

Vinho com sotaque nordestino

Com mais de 300 hectares cultivados e marcas icônicas, Grupo Verano Brasil quer dobrar resultados da última edição da PWSP e conquistar novos mercados

Formado pelas empresas Terroir do São Francisco e Tropical Vitivinícola, o Grupo Verano Brasil representa a força e o pioneirismo do Vale do São Francisco no mercado brasileiro de vinhos. Sua história começou em 1975, quando o fundador Jorge Garziera chegou ao sertão pernambucano para atuar na Fazenda Milano, marco inicial da viticultura na região.

Além das consagradas marcas Garziera e Rio Valley, a empresa mantém vinhedos e unidades de produção em Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, área reconhecida como Indicação de Procedência (IP) para vinhos finos, nobres, espumantes naturais e moscatel. Hoje, é a produtora da maior variedade de bebidas à base de uva no Nordeste, com mais de 300 hectares cultivados. A produção alcança 40 mil litros diários de suco, 100 mil litros mensais de frisantes e mais de 21 milhões de quilos de uva processados por ano, somando 81 itens no portfólio, entre produtos próprios e de terceiros.

O Grupo Verano Brasil é um dos principais impulsionadores da vitivinicultura no Vale do São Francisco, mobilizando mais de 2 mil colaboradores diretos e indiretos. Em 2025, conquistou três medalhas de ouro e obteve dez rótulos pontuados acima de 90 pontos na Grande Prova de Vinhos do Brasil (GPVB), incluindo os títulos de Melhor Frisante Rosé e Melhor Corte Branco.

“Acreditamos que esse resultado é reflexo do nosso olhar atento para o mercado e da ousadia de estarmos sempre presentes onde o consumidor está, em grandes eventos, feiras e ativações estratégicas. São ações que nos permitem apresentar nossos produtos a novos públicos, diversificar canais e abrir mercados”, declara o diretor enológico, Rodrigo Fabian.

Após os excelentes resultados obtidos na edição anterior, o Grupo Verano Brasil l retorna à ProWine São Paulo em 2025, reafirmando seu compromisso de ampliar a visibilidade da vitivinicultura nordestina. A participação é vista como estratégica e simbólica, conectando as marcas a parceiros, compradores e formadores de opinião no cenário nacional e internacional.

“Levamos um jeito diferente de fazer e viver o vinho. Nossas marcas fogem do script tradicional e ocupam espaços onde o vinho, historicamente, não estava: estamos no São João de Petrolina, no Carnaval de Salvador, na Expocrato – eventos populares, diversos, vibrantes, como o Brasil. O que oferecemos é mais do que sabor. É acesso. É presença. É mostrar que vinho pode, sim, estar na taça de todo mundo, sem precisar parecer algo distante ou exclusivo. Nossos vinhos em lata, rótulos descontraídos e propostas leves têm justamente esse papel: romper barreiras e colocar o vinho no dia a dia das pessoas, com qualidade e identidade brasileira”, complementa o diretor.

Procurando entender as tendências e gosto do consumidor, o Grupo se dedica a estudar os produtos e a inclinação do mercado. Uma pesquisa da consultoria IWSR mostra que, entre 2022 e 2024, o Brasil ganhou 13 milhões de novos consumidores nesse nicho, impulsionados pela busca por hábitos mais saudáveis, redução no consumo de álcool e interesse por produtos inovadores. Os rótulos Rio Valley, desde a versão 0,0% até frisantes com 7% e 9% de álcool, reforçam essa proposta de inclusão e versatilidade, com a ideia de que consumir vinho sem álcool não é tendência passageira, mas uma atitude. 

Para a PWSP 2025, a empresa prepara o lançamento do Resiliente, da linha Reserva Garziera. Mais que um vinho, é um tributo aos 50 anos de trajetória do fundador Jorge Garziera no Vale do São Francisco. A escolha do nome reflete a história de pioneirismo e superação: desde os primeiros testes com variedades de uvas e técnicas adaptadas ao clima tropical até a formação de mão de obra local. A cada safra, o rótulo apresentará um novo blend, celebrando o espírito experimental e inovador que sempre guiou a companhia.

Presente hoje em 15 estados brasileiros, o Grupo Verano Brasil quer dobrar as ativações geradas em relação à feira de 2024, ampliando presença e abrindo novos mercados. Para isso, aposta não apenas em produtos, mas também em narrativas que traduzem a identidade vibrante do Vale do São Francisco, consolidando seu espaço entre os grandes nomes do vinho no Brasil.

Sobre a ProWine São Paulo

A ProWine São Paulo é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos. O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Inner Group e Messe Düsseldorf. Em 2025, acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Respeito, integridade e paixão pela cultura do vinho são valores sempre presentes na Decanter

10 de julho de 2024

Vinhos da linha Bíblica são os destaques da Sottano na ProWine São Paulo

21 de agosto de 2024

As tendências globais sob o olhar de Rafael Ferrari, head sommelier da Castas Importadora

15 de maio de 2025