Pesquisa revela benefícios do vinho tinto para a saúde intestinal
Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition indica que o vinho tinto faz bem para o intestino, pois, assim como o iogurte, é rico em probióticos, que regulam o funcionamento do sistema digestivo.
Os voluntários do estudo concordaram em ficar sem beber por um período de duas semanas, chamado de “washout”, no qual não puderam consumir nenhuma bebida alcoólica. Em seguida, eles passaram por três fases, cada uma com duração de 20 dias.
Na primeira fase, os participantes beberam cerca de um copo de vinho tinto por dia. Na fase seguinte, consumiram a mesma quantidade de vinho tinto, mas desta vez sem álcool. Finalmente, passaram 20 dias bebendo até 100 mililitros de gin diariamente.
Os resultados mostraram que as bactérias presentes no intestino, essenciais para seu funcionamento, mudaram nas diferentes fases do estudo. Comparando a fase de “washout” com a em que os participantes beberam vinho, com ou sem álcool, observou-se uma melhora na flora intestinal; além disso, o vinho reduziu a pressão arterial, diminuindo os níveis de triglicérides e do colesterol “ruim”. Já o gin apresentou efeitos quase nulos.
Entretanto, os pesquisadores alertam que não se deve consumir mais do que um copo de vinho por dia, pois isso pode aumentar o nível de ácido estomacal e causar refluxo.
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme,
São Paulo – SP, 02055-000