NOTÍCIAS

Benefícios do vinho à saúde são tema de Simpósio Internacional em São Paulo

Evento reúne profissionais da saúde e do setor vitivinícola em programação especial na ProWine São Paulo

Nos dias 2 e 3 de outubro, o Expo Center Norte, em São Paulo, será palco do Simpósio Internacional Vinho e Saúde, evento que reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir os benefícios do consumo moderado de vinho para a saúde. O simpósio ocorrerá, paralelamente, à programação da ProWine São Paulo, feira profissional do segmento de vinhos e destilados.

Realizado pela Câmara Setorial de Viticultura, Vinho e Derivados do Estado de São Paulo; pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; pela InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado; e pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS); e com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV); o encontro visa promover conhecimento científico e fortalecer o diálogo entre o setor vitivinícola e profissionais da saúde, agentes públicos, imprensa e consumidores.

As vagas são limitadas e as inscrições para profissionais do setor vitivinícola, saúde e nutrição poderão ser feitas este link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4AkMMwRFPzL5oIPfwNqnZoX9GfUNOrGJfhv9M067zoXdezw/viewform?pli=1.

Entre os apoiadores estão a importadora Berkmann Wine Cellars. Fundada em 1964 e presente em nosso mercado desde 2015, é uma das mais respeitadas importadoras de vinhos do Reino Unido – 4ª maior na Inglaterra – e detém um portfólio composto por estrelas da vitivinicultura mundial.

O simpósio terá como foco a disseminação de estudos que comprovam os efeitos positivos do vinho sobre a saúde, destacando as décadas de pesquisa já conduzidas na área. O evento também busca reforçar a importância do consumo moderado e consciente, além de gerar conteúdo qualificado para o público especializado.

A iniciativa consolida o bom momento da vitivinicultura e o avanço do segmento em diversas regiões do país, é o reitera o governo paulista. “Os vitivinicultores paulistas estão colhendo agora os frutos de um trabalho iniciado há 20 anos. Assim como o vinho brasileiro tem ganhado cada vez mais adeptos, o setor tem atraído cada vez mais investidores. E estamos trabalhando para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva, incentivando os investimentos e, principalmente, os avanços por meio da área de pesquisas”, ressalta Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de SP.

“Este simpósio é uma oportunidade valiosa para destacar o papel do vinho não apenas como um produto de relevância cultural e econômica, mas também como um aliado da saúde, quando consumido de forma responsável. Estamos aqui para fortalecer o diálogo entre os setores da saúde e da vitivinicultura, com base em evidências científicas sólidas que demonstram os benefícios do consumo moderado de vinho. Nosso objetivo é promover o conhecimento, incentivando escolhas conscientes e reforçando a imagem do vinho brasileiro como um produto de qualidade e cuidado”, afirma o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.

O diretor Corporativo Financeiro da InvestSP, João Paulo Hamú, reforça, ainda, a importância socioeconômica que a cadeia produtiva do vinho, “que não só promove desenvolvimento local, mas gera emprego e renda e possibilita qualidade de vida para dezenas de cidadãos paulistas”. A agência acaba de integrar um esforço do Governo do Estado que mapeou as Rotas do Vinho produzido em São Paulo, com o objetivo de incentivar o turismo e a empregabilidade (**https://rotasdovinho.sp.gov.br/rotas**).

Destaques
Durante os dois dias de programação, palestrantes apresentarão diferentes perspectivas sobre a relação entre vinho e saúde. A abertura será realizada pelo cardiologista Protásio da Luz, pesquisador do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (Incor), que abordará as pesquisas que conectam o vinho à saúde cardiovascular e intestinal, destacando os aprendizados acumulados ao longo dos anos.

Na sequência, Aldo Sergio Saracco, presidente da Associação Toxicológica da Argentina, trará uma abordagem internacional com a palestra “Vino y Salud”; enquanto Caroline Dani apresentará “Vinho bom é aquele que você lembra”, discutindo os cenários e benefícios do consumo moderado. Além disso, mesas redondas, mediadas por especialistas, permitirão o aprofundamento das discussões entre os palestrantes e os participantes.

O segundo dia de evento contará com apresentações do médico cardiologista Jairo Monson, que irá explorar as diferenças entre o consumo de álcool e de vinho, trazendo as mais recentes descobertas científicas.
Ramon Struch, representante da Fundação para Pesquisa em Vinho e Nutrição (FIVIN, na sigla em Espanhol), com sede em Barcelona, falará sobre a relação entre o consumo moderado de vinho e a obesidade. Já Marcos Vinícius Araújo, da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), oferecerá uma visão global sobre a interação entre vinho e saúde, apresentando dados e tendências mundiais.

O Simpósio Internacional Vinho e Saúde é uma oportunidade única para profissionais da saúde, produtores, importadores e consumidores aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema, além de fortalecer a imagem do vinho como um produto que pode trazer benefícios à saúde quando consumido de forma responsável.

Em paralelo à programação oficial do Simpósio, uma comitiva terá uma agenda especial de visitas técnicas a vinícolas e encontros com estudantes de Enologia nas cidades de São Roque e Jundiaí, no interior de São Paulo. Reconhecidas por sua produção vitivinícola e pela formação de especialistas na área, essas cidades serão palco de discussões técnicas e trocas de experiências. A programação contará com a participação dos palestrantes do Simpósio, bem como de integrantes da Câmara Setorial de Viticultura, Vinho e Derivados e do Consevitis-RS. Essa agenda, no entanto, não será aberta ao público inscrito no Simpósio.

Serviço
Simpósio Internacional Vinho e Saúde
Data: 2 e 3 de outubro de 2024
Horário: a partir das 8h30
Local: Expo Center Norte, São Paulo (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme)
Inscrições: entrada gratuita, com lugares limitados. Clique aqui para se inscrever https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4AkMMwRFPzL5oIPfwNqnZoX9GfUNOrGJfhv9M067zoXdezw/viewform?pli=1

Programação
02/10 – quarta-feira
8h30: cerimônia de abertura com o secretário executivo da Agricultura do Estado de São Paulo, Edson Fernandes
9h: Dr. Protásio da Luz (São Paulo-SP). Vinho e saúde: do coração ao intestino, as décadas de pesquisa e seus aprendizados
9h40: Dr. Aldo Sergio Saracco (Mendoza, Argentina). Vino y Salud
0h10: Dra. Caroline Dani (Porto Alegre-RS). Vinho bom é que aquele que você lembra – Os cenários do consumo moderado de vinho
10h40: intervalo
11h: mesa redonda – mediadora Dra. Fernanda Spinelli (Caxias do Sul-RS)
12h30: encerramento

03/10 – quinta-feira
8h30: abertura
08h40: Dr. Jairo Monson (Garibaldi-RS). Consumo de Álcool x Consumo de Vinho: as novidades da ciência
09h20: Ramon Struch (FIVIN) (Barcelona, Espanha). Consumo Moderado de Vino y su Relación con la Obesidad (online)
10h: Marcos Vinícius Araujo (OIV) (Dijon, França). Relação vinho e saúde no mundo – a visão da OIV
10h40: intervalo
11h: mesa redonda – mediadora Dra. Regina Vanderlinde (Florianópolis-SC)
12h20: homenagens
12h40: encerramento

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Malu Sevieri: experiência e visão global no comando da ProWine São Paulo

13 de outubro de 2025

ProWine São Paulo 2024 recicla mais de nove toneladas de vidro

10 de outubro de 2024

Vinho argentino registra leve recuperação nas exportações e aposta em perfil mais leve e contemporâneo no Brasil

17 de setembro de 2025