Masterclass promovida pela vinícola uruguaia mostrará os segredos por trás de seus produtos de alta gama que buscam expressão varietal, elegância, sutileza, finesse, frescor e vibração
Expositora confirmada na ProWine São Paulo 2024, a Bodega Garzón, localizada no Uruguai, é uma vinícola de prestígio internacional. Fundada em 2016, está situada em um terroir privilegiado, a apenas 18 km da costa uruguaia e a 160 metros de altitude, oferecendo condições ideais para a produção de vinhos de alta gama, como a linha Petit Clos, que será tema de masterclass durante o ProWine Forum, conduzida pelo diretor geral da marca, Christian Wylie.
O executivo explica que a Petit Clos nasceu em 2016 com o Cabernet Franc. Depois que a planta atingiu um correto desenvolvimento radicular e crescimento vegetativo, com nove anos desde a plantação, considerou-se que ela começou a entregar a qualidade que se esperava para um vinho premium que representasse a Garzón.
“Durante a criação de blends para linhas de alta gama, descobrimos o Cabernet Franc do bloco 127, que nos surpreendeu e despertou o desejo de capturar as características dessa cepa e do terroir em um vinho varietal único. Com a consultoria de Alberto Antonini para identificar as melhores parcelas, nasceu a linha Petit Clos, que mais tarde incorporou outras uvas, como Tannat, Albariño, Cabernet Sauvignon, e posteriormente Marselan e Pinot Noir. Cada Petit Clos é um vinho exclusivo, proveniente da parcela mais destacada de cada tipo de uva, selecionada pelo enólogo e engenheiro agrônomo para refletir a expressão mais sublime desses grandes expoentes da Garzón. Cada safra é uma edição limitada, com menos de 5.000 garrafas por variedade”, explica Wylie.
O diretor reitera que a vinha da Garzón foi plantada em um terroir excepcional, conferindo às uvas um caráter único e inimitável. O vinhedo é composto por mais de 1.200 parcelas distintas, cada uma com seu próprio microclima, orientações variadas, níveis diferentes de umidade, exposição solar e características do solo. Essa diversidade cria pequenos vinhedos com uma incrível biodiversidade, incluindo florestas nativas e palmeiras naturais.
Para a linha Petit Clos, busca-se terroirs específicos que realcem as melhores características de cada uva. Por exemplo, para o Albariño, procura-se parcelas bem orientadas para o oceano e ligeiramente sombreadas para evitar a exposição solar excessiva. A mesma abordagem é aplicada ao Pinot Noir, enquanto para o Tannat, Cabernet Franc e Marselan, as condições são ajustadas de acordo com suas necessidades particulares.
“Buscamos particularidades do terreno que nos proporcionem a melhor maturação em cada variedade. Isso é feito a cada ano. As uvas são colhidas manualmente em seu ponto máximo de maturação, garantindo a seleção dos cachos de maior qualidade e preservando-os para integrá-los intactos à esteira de seleção”, conta o diretor.
Segundo ele, em toda a linha Petit Clos, a Garzón busca expressão varietal, elegância, sutileza, finesse, frescor e vibração, fruta fresca, carvalho presente, mas não dominante. A seguir, descreve-se as notas de degustação de cada variedade:
Wylie desempenha seu papel como diretor geral da Bodega Garzón, supervisionando todas as operações da vinícola, desde 2016. Possui mais de 20 anos de experiência na indústria do vinho, em empresas como Carolina Wine Brands, no Chile, e Establecimiento Juanicó, no Uruguai. Tem um título em Engenharia Agronômica especializado em Fruticultura e Enologia pela Universidade Católica do Chile e sua formação também inclui estudos na Universidade da Califórnia, em Davis, e em um programa de gestão empresarial na ESE Business School no Chile.
“Sinto-me afortunado por fazer parte desta empresa familiar. O compromisso com a qualidade em todos os aspectos – vinícola, vinhedos e hospitalidade – é incomparável, liderado por Alejandro P. Bulgheroni e sua família, e com a consultoria do renomado enólogo Alberto Antonini. A visão de longo prazo que começou com o plantio dos vinhedos há mais de uma década, agora se reflete na vinícola e em nossa promessa de sustentabilidade em todos os níveis. A oportunidade de liderar uma equipe apaixonada e dedicada é incrível. Recebemos e damos as boas-vindas a visitantes de todos os cantos do mundo em nosso lugar especial”, conta o diretor.
A masterclass “10 anos de Bodega Garzón no Brasil: Descubra a magia por trás da linha de vinhos de alta gama Petit Clos” acontecerá durante o ProWine Forum, no dia 1º de outubro, das 16h15 às 17h15.
Mais informações em www.prowinesaopaulo.com.
ProWine São Paulo 2024
A ProWine São Paulo acontecerá de 1º a 3 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP e é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos.
O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Inner Group e Messe Düsseldorf.
As inscrições para visitantes estão abertas e são gratuitas a profissionais do setor. Garanta sua participação aqui.
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme,
São Paulo – SP, 02055-000