Wines of Brazil reforça presença internacional na feira com vinícolas premiadas e ações educativas sobre a produção nacional
Com o objetivo de prospectar novos clientes e reforçar o posicionamento dos vinhos brasileiros no mercado internacional, o Wines of Brazil marcou presença na ProWein Düsseldorf 2025, realizada de 16 a 18 de março, na Alemanha. A participação rendeu perspectivas de negócios na ordem de USD 440 mil durante a feira e uma projeção de USD 3,48 milhões para os próximos 12 meses, um crescimento de 138% em relação ao ano anterior.
O estande do projeto setorial reuniu oito vinícolas de destaque das regiões do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais: Barbara Eliodora, Casa Pedrucci, Casa Valduga, Garibaldi, Miolo, Pizzato, Ponto Nero e Salton. As marcas promoveram ativações estratégicas e degustações, ampliando a visibilidade dos vinhos e espumantes nacionais.
“A ProWein auxiliou na projeção do Brasil como categoria produtora de vinhos de qualidade. Desde 2004, o Wines of Brazil viabiliza a participação de vinícolas brasileiras na principal feira do setor, resultando no fomento do comércio internacional e principalmente na imagem. O evento une exatamente o que o projeto tem como objetivo: possibilitar conexões entre produtores brasileiros e compradores internacionais”, fala o gerente de promoção do Wines of Brazil no Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), Rafael Romagna.
Segundo ele, além da presença no estande próprio, o projeto também ampliou a divulgação dos vinhos brasileiros por meio de ações estratégicas, como o espaço Discovery Table. Essa iniciativa permitiu que vinícolas que não estiveram presencialmente na feira fossem representadas por um wine educator, garantindo visibilidade para seus rótulos. Outro destaque foi a Masterclass Wines of Brazil, realizada no ProWein Forum, que recebeu elogios por seu conteúdo educativo voltado à categoria Brasil, abordando temas como a técnica da dupla poda para vinhos de inverno e a dupla colheita para vinhos tropicais.
“A feira serviu como ponto de virada de brand awareness para o Brasil como produtor. Nossa participação contínua transmite o conhecimento sobre os vinhos brasileiros e reforça o que muito vem se comentando: o Brasil vem crescendo em termos produtivos e afirmando sua qualidade através de premiações internacionais, o que tem gerado muita procura. Estar ao lado de players importantes do setor é fundamental para que comuniquemos o Brasil como categoria, especialmente na principal feira do segmento. Nesta edição, notamos que os visitantes já chegaram em nosso estande sabendo que o Brasil é uma região vitivinícola”, afirma Romagna.
Atualmente, o Wines of Brazil executa um plano de ação que integra iniciativas estruturantes, de comunicação e de promoção internacional. As estratégias são revisadas semestralmente e alinhadas com os objetivos das vinícolas participantes nos mercados externos. Um exemplo dessa sinergia é o Projeto Comprador, realizado durante a ProWine São Paulo, que promove rodadas de negócios entre vinícolas brasileiras e compradores internacionais, além de visitas técnicas a polos produtivos na região.
O Wines of Brazil é um projeto setorial do Consevitis-RS em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Desde 2004, vem consolidando a imagem e o posicionamento dos vinhos brasileiros no cenário global, demonstrando a qualidade e diversidade dos rótulos nacionais.
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme,
São Paulo – SP, 02055-000