NOTÍCIAS

Casa Valduga lança rótulo com corte mantido em sigilo e proposta de resgatar a essência do vinho como experiência sensorial

Em edição limitada, Luiz Valduga Corte II homenageia o patriarca da família e integra as comemorações dos 150 anos de sua chegada ao Brasil

A vinícola Casa Valduga, de Bento Gonçalves/RS, lançou, recentemente, o Corte II do seu ícone, que homenageia Luiz Valduga, patriarca da família. Com lote exclusivo e limitado, o Luiz Valduga Corte II apresenta um corte exclusivo, elaborado a partir de safras e varietais mantidos em sigilo. A proposta é valorizar a tradição familiar e oferecer uma experiência sensorial única, focada na essência do vinho. Para isso, está disponível pelo site https://loja.famigliavalduga.com.br/.

Idealizador e responsável por construir as bases da vinícola que se tornaria uma das referências da vitivinicultura nacional. Em 2025, a Famiglia Valduga celebra os 150 anos da imigração no país, prestando tributo à trajetória do fundador da Casa Valduga, com um vinho que carrega a essência do seu legado.

“Celebrar os 150 anos com um rótulo que homenageia o patriarca Luiz Valduga é perpetuar uma história de coragem, trabalho e paixão pelo vinho”, afirma o enólogo e persona do Grupo Famiglia Valduga, Eduardo Valduga. “O Corte II representa o que herdamos, mas também o que escolhemos cultivar com respeito e ousadia. É uma ponte entre passado e futuro, enraizada em tradição e guiada pela excelência”, complementa.

A elaboração do rótulo segue a filosofia que o patriarca defendeu ao longo de sua vida: qualidade, antes de quantidade. Para isso, as safras escolhidas passaram por análise técnica e sensorial rigorosa, com foco no equilíbrio e na expressão. Já os varietais foram combinados de acordo com o tempo ideal de amadurecimento e sua vocação para envelhecimento, resultando em um vinho com potencial de guarda estimado entre 15 e 20 anos, considerando armazenagem em condições adequadas.

“Nenhum detalhe foi deixado ao acaso. Seguimos o ensinamento do meu avô, o Sr. Luiz, que sempre dizia: ‘antes de fazer duas garrafas de vinho, faça uma, mas bem feita’. Esse cuidado é o que orienta cada decisão que tomamos”, conta Eduardo.

Composição mantida em sigilo é atrativo para os apreciadores

Para o enólogo, o segredo sobre a composição do Luiz Valduga II convida o consumidor a se concentrar menos em rótulos técnicos e mais na vivência do vinho. “Ao manter em sigilo as safras e os varietais, damos destaque ao que realmente importa: a essência do vinho, livre de pré-conceitos”, pontua.

Dessa forma, o vinho do tipo tinto seco apresenta coloração rubi intensa e límpida. No aroma, revela um conjunto complexo de notas frutadas e especiarias como anis, com presença de carvalho francês. A evolução na taça traz toques defumados, como café e tabaco, enquanto em boca, mostra estrutura envolvente, taninos aveludados e equilíbrio entre força e elegância.

Eduardo destaca que todos esses elementos provam que a excelência é fruto de gerações de conhecimento e da dedicação a um legado construído com paciência e paixão. “O Corte 2 é limitado porque foi feito como Luiz Valduga ensinou: com tempo, atenção e respeito ao vinho. Isso faz com que os consumidores reconheçam imediatamente o valor do rótulo, pela história que carrega”, finaliza.

Primeira vinícola brasileira a integrar o ranking das 100 melhores do mundo pelo World’s Best Vineyards, a Casa Valduga é dona da maior cave de espumantes das Américas. Para saber mais, acesse: https://casavalduga.com.br/pt.

Fonte: All4Wine

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

O melhor Gin do mundo é brasileiro e será destaque em masterclass na ProWine São Paulo

3 de setembro de 2024

Vinhos brancos chegam a 26% do volume de vinhos finos

5 de setembro de 2025

Wines of Brazil promove compradores internacionais e masterclass na ProWine São Paulo 2025

26 de setembro de 2025