NOTÍCIAS

Conheça a Teroldego, variedade italiana que se adapta ao terroir brasileiro

Assim como muitas das famílias do Brasil, a Teroldego também tem suas origens na região italiana de Trento

Algumas variedades italianas pouco comentadas vêm sendo resgatadas em algumas partes do Brasil. Uma delas é a Teroldego, que geralmente origina vinhos de muita intensidade de cor e fruta, às vezes com tons mais rústicos nos aromas.

Diversos produtores têm apostado nessa casta, que vem se adaptando bem especialmente ao clima do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ela, assim como muitas das famílias produtoras do sul do Brasil, tem suas origens na região do Trento, no nordeste da Itália, sendo mencionada pela primeira vez em 1480.

Acredita-se que o nome Teroldego vem de um lugar perto da comuna de Mezzolombardo, ao norte da cidade de Trento, chamado Alle Teroldege, onde os vinhedos eram mencionados já no século 15. Com base em sinônimos como Tiroldigo, o nome da variedade também poderia derivar de Tiroler Gold, ou seja, “ouro de Tirol”, um termo teoricamente usado na corte de Viena para descrever os vinhos do Trentino.

Estudos de DNA mostram que a casta Dureza, mãe da Syrah, é irmã da Teroldego e que ambas são netas da Pinot Noir. Teroldego é, portanto, uma tia da Syrah.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Masterclass na ProWine São Paulo terá degustação de Vinhos Gran Ouro do Brazil Wine Challenge 2024

18 de setembro de 2024

ProWine São Paulo 2024 será palco do lançamento mundial da nova safra do Pêra-Manca

22 de maio de 2024

Rio Sol e o melhor do Nordeste em forma de vinho

18 de agosto de 2025