Mais uma vez, os visitantes da feira conhecerão a versatilidade das linhas da companhia. A intenção é mostrar para o público especializado que a empresa não trabalha apenas com bebidas em grandes volumes de produção, mas também com pequenos lotes, edições únicas e tiragem limitada
Com um legado sedimentado pela união de 1,1 mil famílias de pequenos produtores de uva e uma trajetória que transformou a vitivinicultura brasileira, a Cooperativa Vinícola Aurora tem 93 anos de história. Com pilares estruturados no cooperativismo, a companhia desenvolve uma economia sustentável, na qual o viticultor tem seu trabalho reconhecido e prestigiado, impulsionando a produção local e melhorando a qualidade de vida no campo. A empresa é presença confirmada entre os expositores da ProWine São Paulo 2024.
“A Aurora é líder nacional nas categorias de vinhos finos brasileiros, suco de uva integral e coolers, além de ser uma das maiores produtoras de uva do Rio Grande do Sul, com cerca de 10% do volume total colhido no Estado. As bebidas da marca são comercializadas em todo o país e exportadas para outras 17 nações. Os rótulos são reconhecidos mundialmente, com quase 900 medalhas conquistadas em concursos internacionais, colocando a vinícola como a mais premiada no Brasil”, fala o diretor de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora, Rodrigo Arpini Valerio.
Segundo o executivo, os carros-chefes da Cooperativa são os vinhos finos tranquilos e o suco de uva integral. Mas é importante destacar que a empresa é uma marca versátil, que acompanha o consumidor nos mais diferentes hábitos e gostos relacionados ao mundo da uva e dos vinhos.
O vasto portfólio de mais de 220 itens, divididos em 14 linhas (incluindo a Brazilian Soul, voltada apenas para as exportações), oferece opções de produtos desde entrada até super premium.
Além da versão convencional do suco de uva, a companhia vem se destacando com a linha Aurora Zero, que oferece, atualmente, duas opções de bebidas à base de suco de uva gaseificado em garrafa de espumante. Na empresa, só nos primeiros cinco meses deste ano, a categoria cresceu 150% em relação ao mesmo período de 2023, o que demonstra o aumento da demanda pelos consumidores.
“Mais uma vez, os visitantes da ProWine São Paulo poderão conhecer a versatilidade das linhas da Cooperativa Vinícola Aurora. A intenção é mostrar para o público especializado que não trabalhamos apenas com bebidas em grandes volumes de produção, mas também com pequenos lotes, edições únicas e produtos com tiragem limitada. Apresentaremos sete produtos inéditos na feira”, antecipa Valerio.
Os lançamentos que serão levados pela Aurora para a maior feira de vinhos e destilados das Américas são: dois novos vinhos na linha Varietal, os brancos Malvasia Aromática e Viognier; dois espumantes inéditos da Denominação Altos de Pinto Bandeira (D.O.A.P.B), que são os primeiros rosés da linha, o Aurora Sur Lie Nature Rosé D.O.A.P.B e Aurora Extra Brut Rosé D.O.A.P.B; e outros dois novos produtos sem álcool da linha Aurora Zero, uma bebida com corte de Cabernet Sauvignon com Merlot e outra varietal de Riesling Itálico.
Vale destacar que a D.O.A.P.B é a única denominação de origem exclusiva para espumante do Hemisfério Sul.
Além destes, a empresa apresentará outro produto inédito no mercado brasileiro, que é o seu kit Confraria Pequenas Partilhas. O combo é um convite para conhecer as uvas emblemáticas da América do Sul, sem precisar sair de casa. O kit inclui numa caixa personalizada com os quatro vinhos da linha (Cabernet Franc do Brasil; Carmènere do Chile; Malbec da Argentina; e Tannat do Uruguai), além de guias e fichas para degustação com análises visual, olfativa e gustativa, fichas-técnicas dos produtos, corta-gotas e saca-rolha.
“A ProWine São Paulo permite apresentar lançamentos e estreitar a ligação com antigos e novos clientes. Sem dúvida, serão dias de muito networking, interação e de parceria para negócios duradouros. Estar presente em uma feira desse porte mostra que estamos alinhados ao que o mercado mais busca, que é a inovação. A edição 2023 foi muito boa, assim como as dos anos anteriores. Durante o evento, encaminhamos diversos negócios de produtos que estavam sendo apresentados de forma inédita. Além de nos conectarmos com compradores de diversos países, trocamos experiências entre profissionais do setor e com formadores de opinião especializados”, comemora Valerio.
O diretor de Marketing e Vendas ressalta que a companhia está sempre atenta aos movimentos de mercado, seja através de estudos e pesquisas, imersões técnicas ou diretamente com os seus compradores (on e off trade) e consumidores. A Aurora acompanha continuamente as mudanças e estudamos alternativas para estar presente nos diferentes perfis de público.
“Atualmente, as principais tendências que notamos é com relação aos produtos com baixo teor alcoólico ou sem álcool, que vem crescendo especialmente entre o público jovem. Também identificamos um aumento do consumo dos vinhos brancos e espumantes. De olho nisso, já temos no mercado diversas opções nas categorias e durante a ProWine São Paulo lançaremos ainda mais novidades nestes segmentos”, enfatiza Valerio.
Ele lembra que o Brasil é um país continental, com muito potencial de crescimento no consumo de vinhos, que pode ser impulsionado pelo estímulo da cultura da bebida no país, diversificação de perfis de público e maior valorização dos vinhos nacionais. Globalmente, a competitividade é imensa, especialmente frente a países tradicionais, como Portugal, Itália, Espanha, França e Itália, mas as características ímpares dos rótulos brasileiros, com seu estilo e qualidade reconhecidos internacionalmente, e a inovação adotada pela indústria mostram que os nossos vinhos podem se destacar em qualquer continente.
“Outro fator que ainda pode ser explorado no Brasil é a diversidade de terroirs e valorização do consumidor para os produtos elaborados com as especificidades das diferentes regiões ou microrregiões. Com base nisso, a Aurora aposta em rótulos com Indicação de Procedência e Denominação de Origem, que garantem essa tipicidade. Os países mais tradicionais na produção vitivinícola já alcançaram uma maturidade maior com relação às Denominações de Origem e esse é um caminho que também vamos trilhar no Brasil”, atesta o executivo.
ProWine São Paulo 2024
A ProWine São Paulo acontecerá de 1º a 3 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP e é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para lançamentos, networking, compartilhamento de conhecimentos e geração de negócios.
O evento é uma realização da Emme Brasil – representante da Messe Düsseldorf, organizadora da ProWein -, e Inner Group.
As inscrições para visitantes estão abertas e são gratuitas a profissionais do setor. Garanta sua participação aqui.
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme,
São Paulo – SP, 02055-000