NOTÍCIAS

Folia e taça na mão: o encontro do vinho com o Carnaval

Como a história de Dionísio conseguiu unir o sagrado ao profano

Dionísio foi uma figura um tanto quanto controversa. Ao mesmo tempo em que cultuava o vinho, um elemento sagrado na maioria das religiões, foi o responsável pela propagação da maior celebração profana do mundo: o carnaval. Através dos mitos que rondam sua história, foi capaz de unir os opostos numa fórmula que já dura mais de dois milênios.

Segundo a mitologia grega, Dionísio (ou Baco, para os romanos) é filho de Zeus e da princesa Sêmele, sendo o único deus olimpiano filho de uma mortal. Desde antes de seu nascimento, ele sofreu para ser aceito. Dionísio era fruto do relacionamento de Zeus com sua amante e passou parte da vida fugindo da madrasta, Hera. Foi por conta dessa perseguição que hoje o conhecemos como o deus do vinho.

Dionísio foi criado numa caverna, bem distante das cidades, pelas ninfas de Nysa. Ao crescer e tornar-se homem, ele espremeu cachos de uvas maduras de uma vinha próxima e descobriu a arte de fazer vinho. Ao experimentar o mosto, percebeu que a descoberta era, além de tudo, saborosa, e que lhe dava alegria e força para viver. Passado isso, quis proporcionar a todos o contentamento que tinha ao entrar em contato com a bebida. Atravessou a Ásia e ensinou a arte do cultivo da uva a quem quisesse aprender.

CARNAVAL

Mas onde entra o carnaval nessa história? Após percorrer o continente asiático, o deus olimpiano voltou para sua cidade natal, Tebas, e iniciou o culto a si mesmo através de uma série de comemorações.

Essas comemorações são o berço do que conhecemos hoje por Carnaval. Esta festa é originalmente fruto dos cultos agrários da Grécia Antiga. Como a sociedade da época era baseada na agricultura, as comemorações pela fertilidade e produtividade do solo eram muito comuns. Dionísio foi o responsável por dar proporções astronômicas a tais celebrações, que passaram a integrar o calendário oficial das cidades.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Venda de vinhos em bares e restaurantes: oportunidades e desafios no mercado brasileiro

21 de julho de 2025

ProWine Daily - 03/10/2024

3 de outubro de 2024

‘Serra Gaúcha’ é a nova linha de espumantes da Courmayeur

26 de setembro de 2024