NOTÍCIAS

Masterclass da Wine Lovers debate o encontro entre Velho e Novo Mundo

O argentino Agustín Michelini e o português Vasco Lima conduzem degustação de vinhos que unem elegância clássica, autenticidade e inovação sustentável 

Com o título “Grandes vinhos – Novo e Velho Mundo”, a Wine Lovers apresenta, na ProWine São Paulo, uma masterclass dedicada a explorar novas leituras sobre a identidade do vinho. A proposta é discutir, sob a ótica de produtores, como Velho e Novo Mundo vêm se aproximando em estilos de vinificação, especialmente no universo dos rótulos orgânicos, biodinâmicos e de mínima intervenção.

Expositora da feira, a Wine Lovers é uma importadora boutique dedicada a levar ao público brasileiro vinhos surpreendentes e de alta qualidade. Fundada em 2005, em São Paulo, a empresa nasceu com o propósito de valorizar rótulos incomuns e inspiradores, priorizando pequenas vinícolas em que os produtores têm forte compromisso com cada garrafa.

“Entre velho e novo mundo, o terroir é a grande diferença, mas apesar de as vinícolas estarem em continentes distintos, têm muita similaridade na forma de manejo, cuidado e objetivos”, explica a owner da Wine Lovers, Catia Betta.

A masterclass será conduzida pelos enólogos Agustín Michelini, da Bodega SuperUco, na Argentina, e Vasco Lima, da Vinícola Carvalho Martins, do Alto Douro, em Portugal. Os participantes degustarão os rótulos Calcáreo (Cabernet Franc), SuperUco Fratello (Syrah) e Genitori (Cabernet Sauvignon), que representam a busca pela compreensão do terroir para cada variedade com o objetivo da expressão da elegância do Novo Mundo. Também farão parte da sessão Golpe Branco Reserva, Golpe Tinto Reserva e Palhete, que mostram a autenticidade e estilo moderno do Velho Mundo.

“Os vinhos que serão apresentados representam muito bem a busca por essas novas identidades. O Velho Mundo vem sendo influenciado pelas tendências modernas do Novo Mundo, que por sua vez busca pela essência dos grandes clássicos”, enfatiza Catia.

Segundo ela, o mercado de vinhos vive um momento de saturação, com muitos rótulos oferecendo propostas semelhantes. Por isso, apresentar novas filosofias aliadas à excelência dos produtores selecionados é essencial para impulsionar o consumo e ampliar o interesse do público. Ela ressalta que a SuperUco é um projeto relativamente jovem, mas já reconhecido mundialmente, não apenas pela crítica especializada, mas também pelo compromisso com a sustentabilidade, produzindo vinhos orgânicos e biodinâmicos, resultado da “máxima intervenção humana e não química”.

“Família Carvalho Martins também é um projeto recente, no que se refere a produção do próprio vinho, pois antes, eram apenas produtores de uva. Os irmãos Ruy e Vasco, percebendo que suas frutas eram de altíssima qualidade, pois sempre forneceram para vinícolas importantes, para a produção de vinhos renomados, como o Pêra Manca, resolveram parar de ‘entregar o ouro ao bandido’, fizeram um ‘pacto’ e iniciaram o projeto de produção do próprio vinho, dando um ‘golpe’ no mercado! E deu certo! Uma história interessante e divertida”, conta Catia.

A masterclass “Grandes vinhos – Novo e Velho Mundo”, promovida pela Wine Lovers  e conduzida por Agustín Michelini (Argentina) e Vasco Lima (Portugal), será no dia 30 de setembro, das 12h30 às 13h30, no ProWine Forum – Sala 2.

Você confere a programação completa e pode se inscrever exclusivamente pelo aplicativo da ProWine São Paulo. Baixe agora pela loja do seu smartphone. As vagas são limitadas.

Sobre a ProWine São Paulo

A ProWine São Paulo é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos. O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Inner Group e Messe Düsseldorf. Em 2025, acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Blanic celebra terceira participação na ProWine São Paulo

29 de julho de 2024

Vinícola argentina mira mercado brasileiro, com 45 milhões de consumidores de vinhos

29 de outubro de 2024

Bar dos Arcos é refúgio da boa coquetelaria no coração de São Paulo

26 de setembro de 2024