NOTÍCIAS

O Tejo e seus vinhos frescos e autênticos para todos os paladares

Com castas genuínas e influência do Rio que dá nome ao local, região se destaca por sua produção diversificada e rótulos com excelente custo-benefício; CVR Tejo organizará masterclasses conduzidas por Dirceu Vianna Junior explorando qualidade e modernidade

A região vitivinícola do Tejo abrange 12.500 hectares de vinhedos, dos quais 2.500 ha são dedicados à produção de vinhos com Denominação de Origem Controlada (DOC) do Tejo e outros 5.000 ha a vinhos com a certificação Indicação Geográfica (IG) Tejo. Em termos de volume, a produção chega a cerca de 61 milhões de litros por ano, com um crescimento constante na quantidade de vinhos certificados, atingindo 30 milhões de litros em 2023. A Comissão Regional Vitivinícola do Tejo (CVR Tejo) estará mais uma vez na ProWine São Paulo apresentando suas produções.

A área se destaca pelas condições naturais ideais para o cultivo da vinha, resultando em vinhos que equilibram frescor e teor alcoólico moderado. Esses vinhos frescos, com aromas frutados, são versáteis e podem ser apreciados em diversas ocasiões. Uma nova geração de enólogos e viticultores da região combina o conhecimento acadêmico com a tradição herdada de gerações anteriores, criando bebidas de alta qualidade, com perfis distintos e emocionantes.

Além do estande, a CVR Tejo promoverá duas masterclasses com o Master of Wine, jornalista, orador e consultor, Dirceu Vianna Junior. “A unicidade da região é baseada na abundância de exposição solar, diferentes terroirs e a frescura proveniente do Rio Tejo e brisas atlânticas. Nos últimos anos, tem havido uma tendência crescente para a qualidade e os produtores estão a produzir vinhos de classe mundial capazes de satisfazer até os paladares mais exigentes”, destaca.

O objetivo de “Castas autênticas, vinhos modernos”, é fazer os convidados descobrirem castas diversas, diferentes e autênticas da região e explorar como o solo, clima e a influência do Rio Tejo possibilitam a produção de vinhos modernos e que oferecem ao consumidor rótulos de excelente custo-benefício. 

O Tejo vem se destacando por oferecer alguns dos vinhos mais vibrantes e acessíveis de Portugal, com uma variedade de estilos que atendem a diferentes gostos e orçamentos. Um renomado crítico inglês resumiu o caráter único da região em uma frase simples: “hot days, cold nights, cool wines“.

Em “Vinhos do Tejo de classe mundial”, o objetivo é que as pessoas descubram que o terroir, as castas e o know-how dos produtores capacitam atingir um nível de qualidade comparável com qualquer outra região produtora de vinhos do mundo. “O Tejo pode fazer e já possui vinhos de classe mundial”, afirma Vianna.

Nos vinhos brancos, o perfil é marcado por aromas intensos de frutas tropicais e cítricas, com uma elegância fresca. Já os tintos são equilibrados, com frescor e taninos suaves, destacando-se pela presença marcante de frutas no aroma. Nos tintos de guarda, a madeira aparece de forma sutil, sem sobrepor-se ao caráter do vinho. 

Além disso, a região produz excelentes vinhos rosés, espumantes e frisantes, com uma efervescência mais leve e uma gama de doçuras que os torna perfeitos para momentos de descontração. A produção também inclui vinhos licorosos e colheitas tardias, oferecendo uma diversidade de opções para todos os gostos.

As masterclasses “Castas autênticas, vinhos modernos” e “Vinhos do Tejo de classe mundial” acontecerão durante o ProWine Forum, nos dias 1º e 2 de outubro, das 13h45 às 14h45 e das 12h30 às 13h30, respectivamente.

Mais informações em www.prowinesaopaulo.com.

ProWine São Paulo 2024

A ProWine São Paulo acontecerá de 1º a 3 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP e é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos.

O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Inner Group e Messe Düsseldorf. 

As inscrições para visitantes estão abertas e são gratuitas a profissionais do setor. Garanta sua participação aqui.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Pioneirismo e criatividade marcam trajetória da NIB Bebidas

18 de September de 2024

Bodega Garzón revela a magia dos vinhos da linha Petit Clos

24 de September de 2024

Blanic celebra terceira participação na ProWine São Paulo

29 de July de 2024

plugins premium WordPress