Maximo Boschi se dedica a vinhos de guarda e produção de rótulos premium
A história da Maximo Boschi, iniciada em 2000, é fruto do talento de Renato Antônio Savaris e Daniel Dalla Valle, enólogos com trajetória sólida no Brasil e no exterior. Situada no coração do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves/RS, a primeira região do país a ser oficialmente reconhecida como Indicação Geográfica, a vinícola escolheu um caminho menos óbvio: abrir mão do cultivo próprio de uvas para focar inteiramente na arte de envelhecer. Uma decisão estratégica que, longe de ser limitação, tornou-se a base da sua filosofia.
A empresa surgiu como um projeto autoral, de pequenas produções e identidade forte. Sem pressa e influências comerciais, se especializou em vinhos mais maduros e complexos, com foco em tintos de guarda, brancos envelhecidos e espumantes elaborados pelo método tradicional. Cada garrafa carrega o selo da paciência e da precisão, refletindo o tempo como o maior aliado do sabor.
Não é por acaso que seu slogan é “Vini Singolari”. Cada vinho é tratado como uma joia, ou, como a própria vinícola diz, um Gioiello d’Arte. Essa busca por singularidade também está na seleção rigorosa das uvas, adquiridas de pequenos produtores independentes da região. A relação com esses fornecedores é baseada em confiança, pagamento justo e controle de qualidade minucioso. A vinícola acompanha de perto os momentos críticos da colheita, garantindo que cada fruta entregue esteja à altura de seu processo refinado.
“A Maximo Boschi vai muito além dos produtos. Hoje trabalhamos com um conceito muito focado na sensação que o consumidor terá com nossos rótulos. O prazer, a elegância e aquela satisfação que te deixará renovado. Essa é a nossa filosofia, nossa missão”, menciona Savaris, atualmente enólogo e diretor.
Essa missão também ganha forma na escolha dos espumantes e vinhos que chegam ao público, sempre em edições limitadas, quase como peças de colecionador. Para a ProWine São Paulo 2025, estão sendo preparados lançamentos que prometem encantar até os paladares mais exigentes: o Racconto Brut Blanc de Blanc, com 15 meses de autólise, e o Biografia Nature Rosé, um rosé raro com 36 meses do mesmo processo e produção de apenas 650 garrafas. Além disso, será apresentada a nova safra do Biografia Chardonnay 2020, que chega com a mesma maturidade e elegância que consagraram a linha.
Presente desde a primeira edição da feira, a Maximo Boschi viu sua presença crescer junto ao evento. No início, o desafio era o tamanho da operação, ainda pequena, mas, com o tempo, a empresa se consolidou como um nome de peso no maior evento profissional de vinhos e destilados das Américas. O retorno comercial foi expressivo: entre 50% e 60% de crescimento em volume de negócios. Agora, estará presente em cartas de vinhos de restaurantes selecionados e foca a expansão principalmente em São Paulo, o maior centro consumidor do Brasil.
Não por acaso, este ano terá um sabor especial. A Maximo Boschi levará um número maior de profissionais da equipe à feira, com o objetivo de aprofundar o relacionamento com o público e oferecer um atendimento mais personalizado. Além disso, a participação revelará ao mercado sua nova identidade visual, um rebranding que, mesmo ainda fora dos rótulos, simboliza o amadurecimento e seu novo ciclo.
“A ProWine São Paulo é uma feira de encontros. Muito bem organizada, com vinhos de todo o mundo, com grande presença do Brasil, presença de pessoas com interesse no vinho e em fazer negócios. Um ambiente muito sério e no maior centro consumidor do Brasil”, finaliza o diretor.
Sobre a ProWine São Paulo
A ProWine São Paulo é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos. O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Inner Group e Messe Düsseldorf. Em 2025, acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).