NOTÍCIAS

ProWine São Paulo e Expo Center Norte divulgam relatório de sustentabilidade da edição 2025

Documento evidencia redução de resíduos, menor consumo de energia e avanços na reciclagem

A ProWine São Paulo e o Expo Center Norte divulgaram o relatório de sustentabilidade da edição 2025, realizada de 30 de setembro a 2 de outubro, que reuniu mais de 20 mil visitantes e contou com a participação de mais de 1.500 marcas de 36 países. Tanto o centro de exposições quanto o evento vêm adotando ações contínuas para mitigar impactos sociais e ambientais. 

A infraestrutura do Expo Center Norte inclui diversos pontos dedicados a práticas sustentáveis, com áreas planejadas para reduzir impactos e incentivar atitudes responsáveis — um reflexo do compromisso com a sustentabilidade em todas as etapas da feira.

Leia também: ProWine São Paulo supera expectativas e confirma expansão para 2026

O relatório avaliou os sete dias de montagem, realização e desmontagem da ProWine São Paulo, que ocupou uma área de 17.290 m². No total, foram gerados 47.130 kg de resíduos, dos quais 14.576 kg foram recicláveis. A edição de 2025 registrou ainda uma redução significativa no uso de materiais como papel, metal, vidro e madeira, além de uma queda superior a 41% no consumo de energia em comparação com o ano anterior.

Durante a feira foi seguida uma trilha de resíduo, composta das etapas:

  1. Coleta nos pavilhões: O resíduo seco, sem triagem, foi coletado com periodicidade definida
  2. Destinação dos recicláveis: Os resíduos secos foram levados para um segregador automático que separa os recicláveis. Posteriormente, são comercializados com empresas licenciadas para a industrialização e retorno à cadeia produtiva;
  3. Destinação dos não recicláveis: Os resíduos de reciclagem, que eram destinados a aterros industriais, foram triturados e comercializados como CDRU ou matérias-primas não renováveis, usadas na fabricação de cimento;
  4. Destinação de resíduos orgânicos: Os resíduos orgânicos seguiram para o processo de compostagem, formando o composto orgânico que serve como condicionador de solos;
  5. Relatório: O relatório técnico do evento foi fornecido após a sua finalização, garantindo a gestão sobre os resíduos gerados e rastreabilidade.

 

Vale destacar que, para além das ações em parceria com o Expo Center Norte, a PWSP novamente implementou o programa Glass is Good, iniciativa de logística reversa focada na reciclagem de todo o vidro utilizado no evento. Em cooperação com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), foram coletadas 9,47 toneladas de vidro – o equivalente a 15.576 garrafas, ao longo dos três dias da feira. A reciclagem desse material não só poupa energia, mas também reduz a necessidade de extração de matérias-primas, minimiza as emissões de CO2 e previne o acúmulo de resíduos em aterros sanitários, onde permaneceriam indefinidamente.

Leia mais: ProWine São Paulo recicla 9,5 toneladas de vidro

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Com o consumo de vinho em queda no mundo, Brasil se torna porto seguro para vinícolas

25 de março de 2025

Vinícola argentina mira mercado brasileiro, com 45 milhões de consumidores de vinhos

29 de outubro de 2024

Espumante icônico de vinícola brasileira envelhece no mar e chega ao mercado por R$ 3,5 mil

14 de novembro de 2024