NOTÍCIAS

Vinho grego disponível no Brasil traz rótulo inspirado em evidências arqueológicas de vestidos das antigas cretenses

Importado pela Monte Dictis, expositora da ProWine São Paulo, Lyrarakis Liatiko foi destaque no site de Jancis Robinson, uma das mais respeitadas críticas de vinho no mundo

Editora-sênior e redatora do site de Jancis Robinson – autoridade máxima no mundo do vinho e primeira pessoa fora do segmento a conquistar o cobiçado título de Master of Wine -, Julia Harding, também MW, dedicou sua mais recente coluna a uma preciosidade grega: o Lyrarakis Liatiko, que chega ao Brasil pela importadora Monte Dictis, expositora da ProWine São Paulo 2024.

Definindo o vinho como “um tinto fino, sedutoramente perfumado e com muita personalidade”, Julia Harding detalha a complexa logística de produção do Lyrarakis Liatiko, elaborado com uvas de 138 vinhedos pertencentes a 66 agricultores (muito deles pequenos produtores na casa dos 80 anos), além das vinhas da própria vinícola.

Julia destaca que o Lyrarakis Liatiko é uma introdução perfeita a esta uva e aos distintos vinhos tintos de Creta, e traz uma informação importante sobre o design do rótulo, inspirado em evidências arqueológicas de vestidos das antigas mulheres cretenses, representando a sociedade matriarcal da ilha.

A “alma feminina” do vinho está estampada no selo ‘Woman Winemaker’, indicativo de que ele foi elaborado por um grupo de enólogas que integram a vinícola.

Georges Karakaxis, empresário grego fundador da Monte Dictis, chama a atenção para a cor rubi clara e aromas de frutas silvestres deste Liatiko, e para sua profundidade e pureza no paladar, com taninos finos e acabamento suculento. No Brasil, o rótulo custa R$ 279,00.

Retomando a intrincada organização que envolve a produção do vinho, no artigo, que pode ser lido em www.jancisrobinson.com/articles/lyrarakis-liatiko-2022-crete, a Master of Wine explica que para combinar os frutos de diversas regiões e colheitas ao longo de várias semanas, são feitas cinco vinificações. Os vinhos são naturalmente estabilizados e veganos. As informações foram fornecidas por Bart Lyrarakis, CEO e membro da 2ª geração da vinícola, fundada pelos irmãos Manolis e Sotiris, em 1966, em Alagni.

Mais informações sobre a Monte Dictis:

www.montedictis.com | @montedictis_

(48) 3036.1430 | (11) 99543.2087

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Azeites Esporão, a expressão fiel das terras alentejanas

18 de September de 2024

O Tejo e seus vinhos frescos e autênticos para todos os paladares

30 de September de 2024

Vale dos Vinhedos brinda primeira participação na ProWine São Paulo

26 de September de 2024

plugins premium WordPress