NOTÍCIAS

Vinhos australianos vivem seu melhor momento e terão masterclass exclusiva na ProWine São Paulo

Degustação guiada mostrará por que a noção de “vinho australiano” é enganosa diante da imensa diversidade de regiões, estilos e produtores que marcam o país

A Austrália é hoje um dos países mais vibrantes do mundo do vinho. Em uma masterclass especial na ProWine São Paulo, o público terá a oportunidade de mergulhar nesse universo por meio de uma degustação guiada que destaca a diversidade, a qualidade e a inovação dos rótulos australianos. Será um momento para descobrir como diferentes terroirs e técnicas de vinificação se traduzem em vinhos expressivos, capazes de encantar desde apreciadores iniciantes até os mais exigentes especialistas.

“Estamos muito animados em ter o Eduardo Milan ministrando nossa primeira masterclass na ProWine São Paulo. Fundamentos do Vinho Australiano explorará alguns dos fundamentos dos climas, solos e regiões características da Austrália. Esta sessão é um convite para saborear as maravilhas da Austrália. Temos um dos solos mais antigos do planeta, sob 65 regiões distintas. Até mesmo a noção de ‘vinho australiano’ é enganosa, dada a enorme diversidade e diferenciação entre nossas regiões, nossas variedades de uvas e nossos produtores”, gerente geral para as Américas da Wine Australia, Aaron Ridgeway.

Serão apresentados seis vinhos de diferentes regiões, cada um revelando identidade e singularidades próprias. Entre os profissionais, nomes como Barossa e McLaren Vale estão entre os mais reconhecidos mundialmente quando se fala em Austrália, no entanto, Adelaide Hills passou por uma verdadeira transformação nas últimas duas décadas e hoje se firma como referência em vinhos de alta qualidade, especialmente brancos que rivalizam com os melhores do mundo. Já Coonawarra é parada obrigatória em qualquer análise global sobre terroirs de Cabernet. Essas duas regiões, com suas histórias e estilos marcantes, estarão no centro da degustação conduzida por Eduardo Milan.

Segundo Ridgeway, as próximas tendências do vinho australiano incluem um maior foco em vinhos brancos e em interpretações cada vez mais diversas do Shiraz, que vão do estilo clássico ao contemporâneo. Destaca-se ainda o crescimento da produção com variedades mais tolerantes à seca, como Nero d’Avola, Fiano e Vermentino, além do avanço constante dos vinhos da Tasmânia, impulsionado pelo aumento no plantio de vinhedos em regiões de clima frio.

Quando o assunto é a posição da Austrália no cenário internacional, avalia-se que o país tem alcançado excelentes resultados em alguns mercados, mas ainda enfrenta desafios de reconhecimento em outros. Para o representante da Wine Australia, há espaço para ampliar a presença nas prateleiras do varejo global, quebrando preconceitos que ainda associam a Austrália quase exclusivamente ao Shiraz ou a uma produção de menor seriedade por ser um país do Novo Mundo. Na sua análise, os vinhos australianos vivem hoje seu melhor momento, embora a competitividade internacional ainda exija esforço para que sua proposta de valor seja plenamente reconhecida.

“A Wine Australia tem três funções: serviços jurídicos e regulatórios; pesquisa e inovação; e desenvolvimento de mercado. A primeira envolve o controle de qualidade, mantendo produtos da mais alta qualidade e equipando as vinícolas com as ferramentas e o conhecimento necessários para vender seus vinhos em todo o mundo. Pesquisa e inovação são extremamente importantes para nós, e investimos significativamente em iniciativas que melhoram a eficiência, descobrem novas abordagens para a agricultura e ajudam a traçar o caminho a seguir para produtores e vinícolas. Por fim, o desenvolvimento de mercado envolve contar as histórias do vinho australiano e conectar-se com o comércio, a mídia, os educadores e os consumidores em todo o mundo”, fala Ridgeway.

A masterclass “Foundations of Australian Wine”, promovida pela Wine Australia e ministrada por Eduardo Milan, será no dia 30 de setembro, das 18h30 às 19h30, no ProWine Forum – Sala 3. 

Você confere a programação completa e pode se inscrever exclusivamente pelo aplicativo da ProWine São Paulo. Baixe agora pela loja do seu smartphone. As vagas são limitadas. 

Sobre a ProWine São Paulo

A ProWine São Paulo é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos. O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Inner Group e Messe Düsseldorf. Em 2025, acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

UE-Mercosul é oportunidade para mercado de vinhos, diz prefeito do Porto

26 de fevereiro de 2025

VM Vinhos se prepara para sua quinta participação na ProWine São Paulo

14 de julho de 2025

Mercado de vinho no Brasil experimenta movimento crescente, algo que veio para ficar

6 de novembro de 2024