NOTÍCIAS

Vinhos com baixo teor de álcool e desalcoolizados são uma tendência?

Os produtores de vinho estão de olho no mercado do vinho sem álcool e com menores teores, uma tendência que tem se fortalecido ano a ano

O vinho há milênios faz parte da humanidade, e é um dos pilares da civilização ocidental, pedra angular de encontros sociais, e contemporaneamente, a bebida e os encontros evoluíram para a harmonização de vinhos e alimentos. Sinônimo de bem-estar e de saber viver, consumir vinho é uma das alegrias da vida.

O gosto sempre foi volátil. Já passamos pela fase dos vinhos brancos docinhos, dos tintos super amadeirados, e dos vinhos altamente alcoólicos. E a preferência dos consumidores segue em transformação. A vez é a dos vinhos com baixo teor alcoólico ou desalcoolizados.

Grandes empresas de alcance mundial aderiram a tendência e estão lançando suas versões. E até mesmo no Brasil, vários produtores da Serra Gaúcha dizem aderir ao movimento.

A grande questão é como produzir esse estilo sem sacrificar a qualidade e o sabor?

Tradicionalmente os vinhos ficam na casa dos 8.0%, – caso de alguns Vinhos Verdes e espumantes de Moscatel –, aos 16.5%, caso de alguns Châteauneuf-du Pape, Malbecs argentinos e tintos gregos. O volume pode chegar a 22.0% no caso dos vinhos fortificados como Porto. Na média, nos deparamos no dia a dia com vinho entre 12.5% a 14.0% de álcool por litro.

Os defensores dos baixos teores afirmam que a tendência se traduz em menor consumo de calorias e uma abordagem mais consciente para as questões da saúde e bem-estar. Os apoiadores dos vinhos com teores naturais, dizem que basta um consumo moderado seguido de boas doses de água, alimentos e está tudo certo.

Fonte: Revista Adega

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Focada no enoturismo, Vinícola Família Lemos de Almeida levará à feira cultura açoriana e terroir dos Campos de Cima da Serra

16 de julho de 2024

Parceiros elevam a experiência na ProWine São Paulo combinando sabores e sofisticação

17 de outubro de 2024

O melhor Gin do mundo é brasileiro e será destaque em masterclass na ProWine São Paulo

3 de setembro de 2024

plugins premium WordPress