Da tradição Margaux às criações ousadas, vinícola francesa aposta no público brasileiro para expandir mercados
O Brasil é um mercado importante para a De Mour há muitos anos. A empresa vê um enorme potencial no país, tanto em termos de cultura vinícola quanto de parcerias profissionais. Participar da ProWine São Paulo é um passo natural para reforçar sua presença, fortalecer relacionamentos existentes e explorar novas oportunidades em um mercado que a companhia valoriza profundamente.
A família De Schepper é proprietária de cinco vinhedos em Bordeaux e da vinícola De Mour. Com expertise transmitida de geração em geração e domínio de todas as etapas, do vinhedo à taça, a marca construiu um portfólio premium que inclui rótulos próprios e parcerias exclusivas com viticultores selecionados.
A De Mour tem como propósito oferecer vinhos com excelente custo-benefício, que expressem fielmente os terroirs, preservando a complexidade estrutural e aromática de cada casta e seguindo práticas de desenvolvimento sustentável. Todas as propriedades da família possuem as certificações ISO 14001 e HVE (Alto Valor Ambiental), reafirmando o compromisso com a qualidade e o respeito ao meio ambiente.
Na ProWine São Paulo, a De Mour apresentará um portfólio excepcional. Entre os destaques estão as principais propriedades da família, Château La Croizille e Château Tour Baladoz, recentemente promovidas a Grand Cru Classé de Saint-Émilion. A feira marcará a primeira oportunidade de apresentar esses rótulos recém-classificados ao público brasileiro. O estande também trará cuvées premium exclusivas de vinhedos próprios, cada uma com personalidade única e características impossíveis de encontrar em qualquer outro lugar.
“Por exemplo: uma criação ousada que mistura quatro safras diferentes, quatro variedades de uva e quatro denominações em um único vinho, ou um raro 100% Cabernet Sauvignon – uma escolha não convencional em Bordeaux, onde a mistura é a tradição, ou um vinho feito apenas com vinhas centenárias”, explica o diretor geral e enólogo, Jean-Michel Garcion.
Serão apresentados os atemporais vinhos Margaux, da propriedade familiar Château Haut Breton Larigaudière, que refletem a elegância, a finesse e a tradição desta prestigiada denominação. Também estarão no estande uma ampla seleção de vinhos e rótulos de Bordeaux com excelente relação qualidade/preço, revelando toda a diversidade de nossos terroirs, sabores e estilos.
Além de vinícolas próprias em Margaux e Saint-Émilion, a De Mour mostrará rótulos de Saint-Julien, Pessac-Léognan, Pomerol e outras regiões, fruto de parcerias próximas com viticultores renomados.
“Queremos proporcionar uma experiência acolhedora e personalizada. Um membro dedicado de nossa equipe estará disponível durante toda a feira para orientar os visitantes, adaptar-se às suas necessidades e criar degustações personalizadas que os ajudarão a descobrir e promover nossos vinhos no Brasil. A promoção dos nossos vinhos Saint-Émilion ao status de Grand Cru Classé é o resultado de anos de trabalho, paixão e respeito pelos nossos terroirs. Este marco é motivo de orgulho para nós, e estamos ansiosos para compartilhar esta conquista e a história por trás dela durante a ProWine São Paulo”, fala Garcion.
A De Mour avalia que 2025 começou discretamente melhor que 2024, com um impulso positivo em seus principais mercados, o que reforça a confiança para 2026. Entre os principais objetivos da vinícola para este ano, estão a expansão de mercados e o fortalecimento da presença internacional. Nesse sentido, a participação na ProWine São Paulo é vista como uma plataforma estratégica para encontrar importadores, distribuidores e parceiros em um dos mercados mais dinâmicos da América Latina.
Sobre o cenário do setor de vinhos e destilados no Brasil, a percepção é de que o consumidor brasileiro demonstra interesse crescente por vinhos de qualidade, experiências premium e diversidade de origens. Para a empresa, seus vinhos Bordeaux se encaixam perfeitamente nesse perfil. Além disso, o público está aberto a conhecer novos estilos e disposto a aprofundar seus conhecimentos sobre vinhos, o que torna o mercado nacional estimulante e em constante evolução.
“Esta será nossa primeira participação na feira e estamos ansiosos para construir conexões fortes desde esta primeira edição. Esperamos resultados significativos em termos de novas parcerias e oportunidades de negócios. A ProWine São Paulo reúne os principais tomadores de decisão, importadores e produtores em um só lugar, criando um ambiente único para intercâmbio, colaboração e crescimento no mercado brasileiro. Estamos nos preparando cuidadosamente, organizando reuniões com parceiros, planejando degustações e apresentações privadas e fortalecendo a comunicação com nossos contatos antes da feira para garantir a participação mais produtiva possível”, afirma Garcion.
Além dos produtos, a De Mour levará para a ProWine São Paulo uma filosofia pautada pela autenticidade, elegância e respeito ao terroir. Cada garrafa expressa a história de sua herança e o compromisso em compartilhar a riqueza da vinificação francesa com profissionais e consumidores brasileiros.
“O que mais nos empolga é a oportunidade de nos conectarmos diretamente com profissionais brasileiros, compartilhar nossos vinhos e construir relacionamentos duradouros e frutíferos. A ProWine São Paulo é o palco perfeito para celebrar nossas conquistas e nossa paixão pelo vinho com um mercado que realmente apreciamos”, finaliza o diretor geral.
Sobre a ProWine São Paulo
A ProWine São Paulo é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos. O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Inner Group e Messe Düsseldorf. Em 2025, acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).