Ao buscar novas regiões, técnicas e colaborações, a vinícola propõe uma leitura livre do vinho chileno, que será apresentada em detalhes durante a ProWine São Paulo
Com espírito pioneiro e compromisso com a inovação, a Viña Morandé consolidou-se como uma das vinícolas mais visionárias do Chile desde sua fundação em 1996 por Pablo Morandé, o primeiro a plantar videiras no Vale de Casablanca. Desde o início, apostou em terroirs inexplorados e castas pouco conhecidas, com destaque para a linha “Aventuras”, que homenageia as vinhas antigas das regiões de Maule e Itata. Entre seus marcos estão o Golden Harvest, colheita tardia de botrytis nobre, e o emblemático Golden Reserve Carignan, que antecipou em décadas a valorização da casta Carignan no país e ajudou a fundar a VIGNO – Vignadores de Carignan, associação da qual a vinícola também faz parte e que promove a valorização da Carignan no Vale do Maule.
Sob a liderança do enólogo Ricardo Baettig nos últimos dez anos, a Morandé segue renovando a tradição com projetos que unem história, terroir e experimentação. Confirmada na ProWine São Paulo 2025, a vinícola introduziu práticas inéditas no Chile, como vinhedos de alta densidade, uso de foudres e ovos de cimento, e desenvolveu rótulos que vão de espumantes complexos a destilados e vinhos fortificados. Agora, amplia sua atuação em regiões como Limarí, Colchagua, Itata e Malleco, com destaque para o projeto Ranquil. Em breve, uma nova vinícola chamada Aventuras será inaugurada como espaço de criação, pesquisa e inovação, reafirmando o compromisso com vinhos autênticos, de alta qualidade e identidade marcante.
“Hoje, a presença na ProWine São Paulo é parte da nossa estratégia de posicionamento no mercado. Nos últimos anos, a feira tem sido uma grande potencializadora de novos negócios e da consolidação de parcerias já existentes. Este ano teremos a presença do enólogo da Viña Morandé, Ricardo Baettig, e apresentaremos, oficialmente, o mais novo rótulo da Viña Morandé: ‘El Cabernet de Ranquil’, que já chega ao mercado brasileiro como Vinho Revelação no Guia Descorchados 2025, com 98 pontos; além de ter recebido 98 pontos James Suckling e 94 pontos Robert Parker”, destaca a embaixadora e gerente comercial do Morandé Wine Group no Brasil, Keli Bergamo.
El Cabernet de Ranquil é um vinho de pequeníssima produção e que nasce a partir de vinhedos de 130 anos do Vale de Itata, mais ao sul do Chile, onde existem condições raríssimas para a Cabernet Sauvignon no país.
Além disso, durante a ProWine São Paulo, a vinícola apresentará safras históricas do House of Morandé, rótulo ícone da Viña Morandé e já consagrado como Melhor Tinto do Chile por críticos como Patricio Tapia, do Guia Descorchados. Em 2024, o blend de castas bordalesas recebeu 95 pontos no Decanter World Wine Awards, uma das mais prestigiadas e influentes competições internacionais, onde também conquistou Medalha de Ouro e foi eleito o Melhor Vinho do Vale do Maipo. Entre os destaques estará a safra de 1999, apresentada em uma exclusiva garrafa magnum.
O estande contará ainda com a presença das marcas 7Colores e Vistamar, que integram o Morandé Wine Group. Com propostas distintas, elas traduzem a diversidade do portfólio do grupo: enquanto a 7Colores aposta na originalidade e irreverência, a Vistamar expressa uma forte conexão com a natureza e a leveza de viver.
“Além de ser guiada pela inovação, a Viña Morandé tem um profundo respeito pelo patrimônio vitivinícola chileno, trabalhando com castas históricas, vinhas velhas e protegendo as práticas agrícolas dos pequenos viticultores. Um propósito abraçado pelo enólogo Ricardo Baettig e que se desdobra em produtos de alta qualidade e que estão posicionados em diversas faixas de preço: desde a linha Terroir Wines, comercializada a preços convidativos, passando Morandé Adventure Creole, de vinhas velhas de país e cinsault vendido a R$ 249; a El Cabernet de Ránquil, um vinho de pequenas produções e alta gama, comercializado a partir de R$ 599”, explica Keli.
Outro projeto alinhado a esse espírito inovador é o Casatinta, elaborado no Vale de Casablanca a partir de Malbec, Syrah e Cabernet Franc — castas tradicionalmente pouco associadas à região. O rótulo marca um novo momento para o terroir, demonstrando que, além dos brancos consagrados, o vale também pode produzir tintos complexos e expressivos.
Para a Viña Morandé, o Casatinta tem potencial para se tornar uma nova marca coletiva chilena, nos moldes da bem-sucedida VIGNO. A proposta já despertou o interesse de outras três vinícolas da região, sinalizando um possível movimento colaborativo em torno da redescoberta dos tintos de Casablanca.
Segundo Keli, a participação da Viña Morandé na ProWine São Paulo está diretamente ligada à meta de expandir a presença da empresa em todas as regiões do Brasil, fortalecendo a conexão com os consumidores locais por meio do trabalho com importadoras parceiras. Apesar dos desafios do cenário atual, a empresa acredita ser este um momento estratégico de consolidação das ações de longo prazo no mercado global. Com foco em resultados, a expectativa para 2025 é duplicar os negócios em relação à edição anterior da feira.
A expositora destaca a estrutura diferenciada da ProWine São Paulo e sua localização estratégica como fatores que a consolidam como o principal ponto de encontro do setor nas Américas, favorecendo a geração de negócios qualificados. Para aproveitar ao máximo esse potencial, a Morandé já vem organizando uma agenda com imprensa, parceiros e clientes, incluindo entrevistas, degustações e reuniões comerciais. Além disso, o estande seguirá sendo um espaço compartilhado com distribuidores e representantes da América Latina, que também poderão promover encontros e apresentar seus produtos aos convidados.
“Levaremos à ProWine São Paulo nosso perfil inquieto e visionário. Todos os dias, pensamos em como contar novas histórias, experimentar novas técnicas e testar variedades, mas sem deixar de honrar o passado, suas castas importantes e as práticas vitivinícolas que nos trouxeram até aqui. Desejamos iniciar novas conversas, como estamos fazendo com El Cabernet de Ranquil e como ele subverte a ideia do que deve ser um típico Cabernet Sauvignon chileno. E, por que não, desafiar algumas regras pelo caminho. Uma das novidades é o rebranding dos rótulos dos brancos e rosés da marca Terrarum, que é exclusiva para os canais on trade. A partir deste ano, passamos a usar cores mais claras, veranis, suaves e elegantes, buscando não apenas estar alinhados às tendências nessas categorias, mas também reforçar a conexão com o consumidor, criando uma experiência sensorial completa”, afirma Keli.
Sobre a ProWine São Paulo
A ProWine São Paulo é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos. O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Inner Group e Messe Düsseldorf. Em 2025, acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).