NOTÍCIAS

Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos apresentará 70 rótulos, elaborados por nove vinícolas

Com itens de produção de pequena escala e exclusivos, todos os produtos são de excelente qualidade e a identidade de uma das regiões mais tradicionais do Brasil

A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) existe desde 1995 e atua para fazer do Vale dos Vinhedos, principal destino enoturístico do país, um lugar de vinhos únicos e de crescimento sustentável. Colecionando uma série de conquistas – entre elas o reconhecimento oficial como primeira região do país com a Indicação Geográfica, em 2002, e igualmente pioneira na obtenção da Denominação de Origem (DO) para seus vinhos e espumantes, dez anos depois – trabalha com o objetivo de elevar o vinho do Vale dos Vinhedos a um novo patamar.

A Aprovale é a gestora da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos, única para vinhos e espumantes no Brasil, e o processo conduzido pela entidade já proporcionou que mais de seis milhões de garrafas com o selo da DO Vale dos Vinhedos fossem ao mercado, reconhecendo as virtudes deste produto de origem, que estará presente por meio de nove vinícolas na ProWine São Paulo 2024.

“A Aprovale também está diretamente envolvida na preservação do Vale como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. Exemplo disso é sua atuação no desenvolvimento do Plano de Gestão Unificado Vale dos Vinhedos, envolvendo os três municípios com porções de terra na área delimitada do Vale – Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Outro foco da atuação é o incentivo aos atrativos que fomentem o enoturismo na região, por meio de uma interlocução direta com seus associados, acreditando no associativismo como um dos instrumentos mais intensos e proveitosos no desenvolvimento de um setor, destino ou produto”, conta o vice-presidente da Aprovale e representante da Vinhos Larentis, André Larentis.

Em 2023, entre as deferências recebidas, o Vale dos Vinhedos foi eleito o “Destaque Paisagem Vitícola” pela seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) e o Melhor Roteiro Gastronômico Fora das Capitais pela Revista Prazeres da Mesa. Para os associados, o trabalho da entidade ajuda a balizar e a sustentar os empreendimentos. 

A Aprovale também atua fortemente para fortalecer a entidade. Como ações nesse sentido, foi ativa para a criação da Frente Parlamentar de Enoturismo RS e formalizou acordo com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur RS) para parceria no calendário de feiras e eventos. O turismo de experiência ganha novo fôlego com a retomada do ‘Despertar no Vale’, que teve sua terceira edição em abril deste ano. 

“O Vale dos Vinhedos possui mais de 30 vinícolas que elaboram a média de 10 a 12 milhões de garrafas ano. É a maior concentração de vinícolas por km² da América Latina, pioneira em enoturismo no Brasil, e uma das principais regiões produtoras de uva e vinho no mundo. O Vale dos Vinhedos reúne diversificada produção distribuída em vinícolas pequenas e familiares, e também em grandes empresas com participação internacional”, fala Larentis.

Destacam-se os vinhos elaborados com as uvas Merlot e  Chardonnay, principais variedades da DO Vale dos Vinhedos, além de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat, Pinot Noir e Riesling Itálico. A grande variedade de vinícolas localizadas na região, proporciona uma variedade também em projetos e produções vitivinícolas, o que torna o Vale dos Vinhedos diversificado na oferta de produtos. 

Segundo o vice-presidente da Aprovale, como principal destino enoturístico do país, o Vale dos Vinhedos concentra quase 90 atrativos associados, sendo um terço deles de vinícolas e o restante divididos em restaurantes, hotéis e pousadas, cafés, entre outras atrações. As vinícolas dispõem de farta ofertas de visitações, todas com algum tipo de degustação de produtos envolvida, atividade essa podendo ser realizada tanto em estabelecimentos familiares como em grandes produtoras.

“No estande do Vale dos Vinhedos na ProWine São Paulo 2024 será possível conhecer alguns dos expoentes da produção vinícola da região sul do Brasil. Serão mais de 70 rótulos, elaborados por nove vinícolas, com itens de produção de pequena escala e exclusivos – todos eles de excelente qualidade e a identidade de uma das regiões mais tradicionais do país. Além disso, o Vale dos Vinhedos estará apresentando mais uma de suas iniciativas pioneiras, liderada pela Aprovale: o lançamento do 10 Lotes D.O.V.V., primeiro vinho coletivo com DO no Brasil”, antecipa Larentis.

Repleto de particularidades, este varietal composto por 90% Merlot e 10% Cabernet Sauvignon, reúne frações oriundas de três grandes safras – 2020, 2021 e 2022. Aprovado por unanimidade em degustação conduzida pelo Conselho Regulador da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos, o vinho chega ao mercado para apresentar aos consumidores todas as singularidades da DO Vale dos Vinhedos. 

“Possui coloração vermelho rubi intenso, com traços violáceos. Aroma intenso, fino e complexo, com notas de frutas negras, mentolado e especiarias. No paladar muito equilibrado, amplo, com boa estrutura, um final agradável e persistente. Possui grande potencial de guarda. Tem graduação alcoólica de 14%. Com produção limitada, apenas três mil garrafas estão disponíveis para venda. E o visitante da ProWine São Paulo poderá conhecer este produto em nosso estande. O produto não está à venda em lojas especializadas ou em supermercados”, revela o vice-presidente.

Larentis lembra que essa é a primeira vez que o Vale dos Vinhedos participa da ProWine São Paulo e chega à feira com um estande coletivo organizado pela Aprovale, que mostra a força do associativismo ao reunir nove vinícolas na iniciativa: Ales Victoria; Dom Eliziário; Peculiare Vinhos Únicos; Vallontano Vinhos Nobres; Vinhos Don Laurindo; Vinhos Larentis; Vinícola Dom Cândido; Vinícola Terragnolo e Vinícola Torcello.

Segundo ele, estar presente, dessa forma, em um dos mais relevantes encontros de negócio do setor mostra a maturidade não só da associação, mas do Vale dos Vinhedos e de seus estabelecimentos em busca da ampliação de sua representatividade nacional na condição de destino enoturístico e, principalmente, referência na elaboração de vinhos e espumantes de qualidade diferenciada. É uma oportunidade muito valiosa de compartilhar com parceiros e formadores de opinião os diferenciais que o Vale dos Vinhedos vem cultivando e pelos quais é tão relevante.

A seguir, confira os destaques e expectativas de sete vinícolas associadas à Aprovale para a ProWine São Paulo:

Vinícola Terragnolo

Destaques do portfólio: Vinho Merlot Calhaus e Merlot da linha reserva, os quais tem a DO do Vale dos Vinhedos.

“Esse ano a ProWine São Paulo vem com mais opções de vinhos da região sul do Brasil, sendo vinhos de excelente qualidade, em produção de pequena escala e exclusivos. A Terragnolo irá apresentar sua linha de vinhos Gran Reserva que tem nomes que homenageiam o solo do Vale dos Vinhedos, são vinhos da uva Merlot, Marselan, Cabernet Sauvignon, Pinot noir e Chardonnay. Assim como os vinhos da linha reserva Merlot e Marselan. Destacando os vinhos Terragnolo da DO do Vale dos Vinhedos da uva Merlot”, diz o proprietário da Vinícola & Pousada Terragnolo, Sandro Valduga.

Vinhos Don Laurindo

Destaques do portfólio: Na Don Laurindo, os produtos carro-chefe incluem o Tannat, que é um dos vinhos mais emblemáticos da vinícola, conhecido por sua robustez e estrutura. Além disso, os vinhos Merlot e Chardonnay também são destaques, sendo amplamente apreciados por sua qualidade e sabor.

“Os visitantes da ProWine São Paulo podem esperar uma experiência envolvente no nosso estande. Estamos empolgados em apresentar degustações exclusivas de nossos vinhos ícones, como o Don Laurindo Tannat Gran Reserva chamado de ‘Don Tannat’, e o Don Laurindo Merlot Gran Reserva chamado de ‘Três Dons’ e alguns rótulos de edição limitada. Estarei disponível para compartilhar conhecimentos sobre nossos processos de vinificação e as histórias por trás de cada garrafa”, diz o diretor e enólogo da Vinhos da Don Laurindo, Moisés Brandelli.

Vallontano Vinhos Nobres

Destaques do portfólio: Espumante LH Zanini Nature 2021, Vallontano Brut e Vallontano Reserva Merlot 2018.

“Além de algumas novidades, o visitante da ProWine São Paulo poderá degustar os tintos da linha Vallontano Reserva de safras históricas do Vale dos Vinhedos, como o Vallontano Reserva Merlot 2018 e o Vallontano Reserva Tannat 2020. Além disso poderá conhecer alguns dos espumantes mais premiados no Guia Descorchados 2024, como o LH Zanini Nature 2021, o Indra Sur Lie o Vallontano Moscatel”, diz a diretora comercial da Vallontano Vinhos Nobres, Ana Paula Valduga.

Peculiare Vinhos Únicos

Destaques do portfólio: Merlot DOVV 2017, Chardonnay DOVV 2022 e Saperavi 2022.

“A Peculiare lançará na ProWine São Paulo o Merlot DOVV e o 2018 Magnun Saperavi, que maturou em barricas de madeiras brasileiras”, diz o proprietário e enólogo, Ronaldo Zorzi.

Vinícola Dom Cândido

Destaques do portfólio: Quarta Geração Marselan, Documento Brut D.O.V.V. e Reserva Assemblage.

“Nosso principal objetivo na ProWine São Paulo é divulgar a nossa região, demonstrando a qualidade de nossos produtos, sendo assim, teremos a exposição de itens exclusivos e edições limitadas atreladas a experiência sensorial única em que os visitantes poderão aprender sobre os diferentes aromas e sabores presentes em nossos rótulos. Teremos degustação exclusiva de produtos premiados, como a Espumante Brut Documento que leva o certificado de qualidade D.O do Vale dos Vinhedos. Ademais, nossos especialistas estarão disponíveis para interagir com os visitantes, respondendo perguntas sobre nossos produtos e métodos de elaboração e também estarão compartilhando seus conhecimentos sobre vinhos”, diz o proprietário da Vinícola Dom Cândido Marcos Valduga.

Vinícola Torcello

Destaques do portfólio: Os vinhos que mais se destacam são o vinho branco Chardonnay com maturação de 120 dias em carvalho americano de primeiro uso e a linha de tintos intitulada Perfetto, produzidos apenas em colheitas excelentes de cada variedade de uva e maturação em carvalho americano de primeiro uso por no mínimo 12 meses. 

“Como será nossa primeira participação na ProWine São Paulo, o nosso principal objetivo é apresentar nossos vinhos de produção limitada e a nossa marca para o mercado”, diz o diretor da Vinícola Torcello, Rogério Carlos Valduga.

Vinhos Larentis

Destaques do portfólio: Os vinhos são elaborados a partir de vinhedos 100% próprios, cultivados pela família Larentis no Vale dos Vinhedos e engarrafados na origem. Com destaque para toda a gama de vinhos tintos, em especial o Ícone Lavoro, Gran Reserva Merlot Sta Lúcia D.OV.V., Cepas Selecionadas Teroldego e o reserva Malbec. 

“Esperamos reencontrar nossos clientes de todo o Brasil e firmar novas parcerias, apresentando nossas safras mais recentes e dois lançamentos de produção limitada, um branco e um tinto da linha Gran Reserva”, diz o diretor e enólogo da Vinhos Larentis, André Larentis.

ProWine São Paulo 2024

A ProWine São Paulo acontecerá de 1º a 3 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP e é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos.

O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Messe Düsseldorf e Inner Group. 

As inscrições para visitantes estão abertas e são gratuitas a profissionais do setor. Garanta sua participação aqui.

 

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Pelo segundo ano consecutivo, Bodegas levará novidades do velho mundo para a ProWine São Paulo

20 de June de 2024

Campânia Felix, um tesouro do sul da Itália, onde terras vulcânicas e montanhas ajudam a criar vinhos de caráter único

5 de September de 2024

O vinho de banana que salvou produtoras afetadas por calor extremo

23 de October de 2024

plugins premium WordPress