NOTÍCIAS

ProWein 2025 reafirma sua relevância para o futuro do setor de vinhos e destilados

Em um momento desafiador para a indústria global dessas bebibas, a feira se destacou ao apresentar perspectivas, definir tendências e impulsionar negócios bem-sucedidos

A ProWein 2025, realizada de 16 a 18 de março, enviou um recado claro ao mercado: é um evento de inovação, visão e sustentabilidade para um futuro promissor. Em um momento desafiador para a indústria global de vinhos e destilados, marcado por quedas nas vendas e barreiras comerciais emergentes, a feira se destacou ao apresentar perspectivas, definir tendências e impulsionar negócios bem-sucedidos.

Cerca de 4.200 expositores de 65 países apresentaram seus vinhos e destilados em onze pavilhões. Todas as regiões vinícolas relevantes estiveram representadas por seus principais players. Apesar do cenário atual, a qualidade do evento se manteve em um patamar extremamente alto.

“Em tempos difíceis para as vendas, a ProWein prova ser a principal feira do setor, onde produtores podem planejar estrategicamente seu ano de negócios. Seu perfil internacional consolidado e sua expertise comprovam sua posição de destaque no competitivo mercado global de feiras. Temos muito orgulho de estar no mercado há mais de 30 anos, oferecendo uma plataforma única de networking e vendas”, afirma o Chief Operating Officer da Messe Düsseldorf, Marius Berlemann.

Cerca de 42.000 profissionais de 128 países compareceram a Düsseldorf para acompanhar as principais tendências do setor, conhecer expositores de destaque e estabelecer parcerias estratégicas. Quase metade dos principais compradores do varejo alimentar, varejo especializado, e-commerce e setor de hospitalidade eram da Alemanha, um dos maiores mercados importadores.

No entanto, a ProWein também atraiu compradores internacionais de grande porte da Europa Central (Benelux, Reino Unido e Escandinávia), além de decisores dos EUA, Japão, Coreia do Sul e China.

Especialistas do setor demonstraram forte interesse pelos vinhos alemães e pela ampla diversidade de rótulos internacionais. Como resultado, a ProWein recebeu avaliações extremamente positivas, com 94% dos visitantes classificando sua experiência na feira como bem-sucedida.

“A ProWein é uma experiência excepcional. É essencial para manter a conexão entre os profissionais do mundo do vinho, promovendo a troca de ideias e impulsionando o comércio global. Foi incrível reencontrar produtores e fornecedores conhecidos, além de criar novas oportunidades de negócios”, destaca o presidente e CEO da Manhattan Wine Company, de Nova York, Matt Tornabene.

A diretora-geral do Instituto Alemão do Vinho (DWI), Monika Reule, também avalia a edição de 2025 de forma positiva: “Os expositores alemães ficaram muito satisfeitos com a ProWein deste ano, especialmente diante do atual cenário de mercado. O grande interesse por vinhos brancos e rosés frescos refletiu a demanda global por esses estilos e gerou um alto fluxo de visitantes nos pavilhões alemães. Mais uma vez, a qualidade dos visitantes comerciais foi amplamente elogiada, reforçando o status da ProWein como a principal feira internacional do setor”.

Para a diretora da Pavilions France da Business France, Pascale Thieffry, “a ProWein em Düsseldorf é um dos eventos mais relevantes da indústria, proporcionando aos expositores franceses a oportunidade de expandir seus negócios e fortalecer relações com decisores globais”.

Inovação no setor de destilados
Os pavilhões ProSpirits e “same but different” foram destaques especiais. Cerca de 500 expositores de 53 países apresentaram uma ampla gama de destilados, desde marcas consagradas de whisky, gin, rum e tequila até criações inusitadas de pequenos produtores, que conquistaram os visitantes. A diversidade de produtos impulsionou novas tendências e trouxe insights valiosos para o setor.

Tendências e networking
O fórum econômico mundial do setor de vinhos e destilados em Düsseldorf começou na véspera da ProWein, com a Meininger’s Wine Conference. Durante a feira, um programa complementar abordou temas-chave como sustentabilidade, digitalização e o futuro do consumo de vinho no ProWein Business Forum. Experts discutiram desafios e oportunidades ao longo dos três dias de evento, oferecendo aos visitantes insights valiosos sobre o futuro da indústria.

A ProWein também é pioneira no segmento no/low. Há três anos, lançou a mostra especial ProWein Zero, que nesta edição contou com 40 expositores internacionais e uma ampla área de degustação organizada pela MUNDUS VINI.

Sucesso do novo conceito de harmonização de vinhos e alimentos
Este ano, a ProWein colocou a harmonização entre vinhos e gastronomia em evidência. O lounge “urban gastronomy by #asktoni” abordou esse tema com a participação de renomados chefs como Alina Meissner-Bebrout, Björn Freitag e Bobby Bräuer. Outras experiências gastronômicas apresentaram combinações inovadoras entre vinhos e pratos, proporcionando momentos memoráveis aos visitantes.

ProWein no mundo
A ProWein não se limita a Düsseldorf. Com eventos satélites em mercados estratégicos, a feira se expande globalmente: Tóquio (15 a 17 de abril de 2025), Hong Kong (14 a 16 de maio), São Paulo (30 de setembro a 2 de outubro), Mumbai (31 de outubro a 1º de novembro), Xangai (12 a 14 de novembro) e Singapura (21 a 24 de abril de 2026). Mais informações sobre as edições internacionais estão disponíveis em www.prowein-world.com.

A próxima edição da ProWein em Düsseldorf está marcada para os dias 15 a 17 de março de 2026.

Fonte: ProWein

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Campeã do Masterchef 1 conduz masterclass na ProWine São Paulo

28 de September de 2024

ProSpirits, seção dedicada a destilados, é uma das atrações da ProWine São Paulo 2024

3 de June de 2024

A história do vinho será desvendada por escritor e artista plástico argentino na PWSP

13 de August de 2024

plugins premium WordPress