NOTÍCIAS

ProWine São Paulo lança Programa de Biocréditos e reforça seu compromisso com a sustentabilidade

Ação exclusiva para expositores investe biocréditos conforme a metragem dos estandes para compensar as emissões de carbono do evento

A ProWine São Paulo, maior feira de vinhos e destilados das Américas, dá mais um passo importante em sua jornada pela sustentabilidade com o lançamento do Programa de Biocréditos, uma iniciativa em parceria com a Carbono B. A ação oferece uma oportunidade exclusiva para os expositores que adquirirem o  Selo Stand Carbono B: após a mensuração do projeto do estande e a quantificação dos metros quadrados montados, serão investidos biocréditos para compensar as emissões de carbono associadas à participação no evento. 

Esses créditos ambientais são destinados ao plantio, conservação e regeneração de biomas preciosos como a Amazônia e a Mata Atlântica, reforçando o papel da feira como catalisadora de ações sustentáveis no mercado.

Expositores participantes ainda ganham visibilidade e prestígio, com destaque no evento e uso do selo em websites, redes sociais e materiais promocionais, fortalecendo sua imagem junto a um público cada vez mais atento às práticas ESG.

“A ProWine São Paulo caminha para se consolidar também como um evento referência em sustentabilidade no setor de feiras de negócios. Queremos criar um legado ambiental, social e econômico que reverbere para além dos dias de evento”, afirma a diretora da feira, Malu Sevieri.

A parceria com a Carbono B vai além da compensação: para cada tonelada de CO₂ neutralizada, são destinados recursos a projetos de alto impacto socioambiental, como agroflorestas educacionais e plantio de espécies nativas.

Mas o compromisso da ProWine São Paulo com a sustentabilidade não para por aí.

A feira também segue investindo em ações de logística reversa, como o já consolidado programa “Glass is Good”, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). Em 2024, foram coletadas 9,13 toneladas de vidro ao longo dos três dias de evento. Além de evitar o descarte incorreto, a reciclagem gerou economia de 4.382,40 kWh de energia, evitou a emissão de 4.838,90 kg de CO₂, reduziu a extração de 10.956,00 kg de matérias-primas e impactou positivamente a vida de 50 cooperados e suas famílias.

Uma das inovações mais importantes da última edição foi a instalação de uma máquina de trituração de vidro no local, que destruiu imediatamente as garrafas ao final de cada dia, prevenindo a falsificação, um risco comum em eventos do setor.

De acordo com a Abrabe, a reciclagem de garrafas de bebidas alcoólicas tem muitos propósitos. Não apenas impulsiona o progresso ambiental e social do setor da reciclagem, como também fortalece a economia e combate o mercado ilegal.

Para Malu, os números reforçam a viabilidade de eventos ambientalmente responsáveis. “Reciclar as garrafas (e taças quebradas) usadas na feira não só reduz o impacto ambiental, mas também gera renda para comunidades de catadores, criando um ciclo virtuoso que beneficia a todos”, conclui.

Sobre a ProWine São Paulo 

A ProWine São Paulo é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos. O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Inner Group e Messe Düsseldorf. Em 2025, acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte. Mais informações: www.prowinesaopaulo.com

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Sommelier brasileira lança primeiro livro em língua portuguesa sobre vinho natural

5 de novembro de 2024

O vinho de banana que salvou produtoras afetadas por calor extremo

23 de outubro de 2024

Pelo segundo ano consecutivo, Bodegas levará novidades do velho mundo para a ProWine São Paulo

20 de junho de 2024

plugins premium WordPress