NOTÍCIAS

ProWine São Paulo 2024 foi palco do lançamento mundial da nova safra do Pêra-Manca

Esta foi a primeira vez que o evento ocorreu fora de Portugal e escolheu a maior feira de vinhos e destilados das Américas para celebrar a chegada de uma nova safra do vinho tão amado pelos brasileiros

A ProWine São Paulo 2024 foi palco do lançamento da nova safra do Pêra-Manca, o tinto 2018, que se apresenta como um novo capítulo na história da marca. Pela primeira vez, a ação ocorreu fora de Portugal. Segundo o diretor comercial e de marketing, membro do Conselho Executivo da Fundação Eugénio de Almeida, João Teixeira, a Pêra-Manca tem uma importância e carinho especial no Brasil. Afinal, segundo a história, foi o vinho que Pedro Álvares Cabral utilizou para selar o encontrou com os indígenas no século XVI – no descobrimento do País.

Na safra de 2015, a apresentação ao mercado foi em Évora, como habitual, na qual foram convidados os principais meios de comunicação brasileiros para visitarem e acompanharem o lançamento. Nesta safra de 2018, decidiu-se retribuir a simpatia vindo ao Brasil, possibilitando não só à imprensa, mas também aos clientes e consumidores brasileiros de vivenciarem em primeira mão o lançamento de um dos seus vinhos preferidos.

Segundo Teixeira, o Pêra-Manca Tinto 2018 não podia estar associado de outra maneira ao maior evento de vinhos das Américas. “A ProWine São Paulo é o ponto de encontro de todo o mercado, que durante três dias poderá acompanhar, pela primeira vez, o lançamento mundial de uma nova safra da marca. Trata-se de umas das maiores e mais prestigiadas marcas de vinho, associada ao maior selo de eventos do setor”, comemora o diretor.

Especificamente sobre a nova safra, o enólogo da Fundação Eugénio de Almeida – proprietária da Adega Cartuxa, Pedro Baptista, destacou as adversidades enfrentadas devido ao clima mais quente e seco. Segundo ele, essas condições tornaram o desenvolvimento das vinhas mais difícil, e foi preciso diminuir o número de cachos por planta. Ao final, os vinhedos mais velhos e resilientes conseguiram levar as frutas a uma “boa maturação”.

Ao todo, foram produzidas cerca de 20 mil garrafas do Pêra-Manca Tinto 2018. A produção envolveu a seleção de bagos, um processo de fermentação cuidadoso, o amadurecimento em tanques de carvalho francês por 18 meses e, por último, um processo de maturação nas caves do Convento da Cartuxa, até chegar à forma considerada ideal pela vinícola.

“É um perfil muito característico e constante que se tem mantido safra após safra. Esse vinho é uma expressão máxima do que acreditamos ser o Alentejo vitivinícola. As principais características, eu diria que são a notável complexidade e intensidade aromática. Um vinho denso, profundo e elegante. Os consumidores encontrarão a expressão máxima e clássica do perfil Pêra-Manca, com aromas de fruta negra madura e em compota, notas florais e especiarias doces, que irão se confirmar no palato e sustentadas por taninos firmes”, antecipa Teixeira.

Confira a entrevista exclusiva que a Revista Adega realizou com o enólogo Pedro Teixeira, AQUI.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Volta ao mundo na ProWine São Paulo: setorização por países elevará jornada dos visitantes

3 de July de 2024

Espumantes impulsionam exportações do vinho italiano

20 de March de 2025

ISCAM Brasil transforma dados em oportunidades de negócios no setor de vinhos

12 de September de 2024

plugins premium WordPress