A ProWine São Paulo participou do lançamento do programa, que identificou cinco rotas, abrangendo 66 produtores, que oferecem aos visitantes a chance de descobrir os sabores e a rica cultura vinícola do estado
A equipe da ProWine São Paulo acompanhou, no último dia 28 de agosto, no Palácio dos Bandeirantes, o lançamento do Rotas do Vinho de São Paulo, iniciativa inédita que reúne 66 vinícolas do Estado de São Paulo que oferecem experiências de enoturismo, como degustação de vinhos, visita à vinícolas, harmonização de vinhos com a gastronomia, entre outros. O objetivo é fomentar o enoturismo no Estado, além de promover o desenvolvimento local e regional dos destinos e dos produtores de vinho.
Coordenado pela Casa Civil e InvestSP, o programa conta com a colaboração das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Viagens, Agricultura e Abastecimento, e Cultura, Economia e Indústrias Criativas. A Setur-SP mapeou cinco rotas com 55 vinícolas e identificou outras 11 em dez municípios, totalizando 66 em São Paulo. Elas oferecem experiências diversas além da produção de vinho. O turismo de experiência, cada vez mais valorizado, é a principal motivação para viagens, segundo uma pesquisa do Sebrae e TRVL LAB.
“Sem dúvidas, com o lançamento do programa Rotas do Vinho de São Paulo, o Governo de São Paulo está promovendo um grande impulso para o turismo enogastronômico no estado. Essa iniciativa valoriza as vinícolas e fortalece a conexão entre a produção local e os visitantes, proporcionando experiências culturais e sensoriais que enriquecem a identidade regional e fomentam o desenvolvimento econômico de diversas comunidades”, comemora a diretora da ProWine São Paulo, Malu Sevieri.
Durante a cerimônia, o governador Tarcísio de Freitas destacou que o programa Rotas do Vinho é parte do esforço contínuo do estado para promover suas vocações naturais, reforçando a importância do turismo como motor econômico e cultural e reforçou se tratar de uma iniciativa estratégica para posicionar São Paulo como referência nacional e internacional em turismo enogastronômico, atraindo visitantes e gerando investimentos.
“São Paulo já é o maior condutor de turistas no Brasil e com as Rotas do Vinho vamos oferecer ainda mais oportunidades para quem quer vivenciar experiências únicas de vinhos e gastronomia. Estamos mostrando ao mundo que São Paulo tem vinícolas de excelência e o turismo em nosso estado não para de crescer. Com as Rotas do Vinho, quem quiser explorar o melhor do enoturismo no Brasil vai encontrar aqui um destino completo, unindo tradição e inovação. E o mais importante de um programa como esse é que agora todo mundo vai saber que em São Paulo tem vinhos de altíssima qualidade. Temos também os melhores vinhos do Brasil”, disse o governador.
Além de Freitas, o evento teve a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, e dos secretários Arthur Lima (Casa Civil), Roberto de Lucena (Turismo e Viagens), Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico), Marília Marton (Cultura, Economia e Indústrias Criativas) e Vahan Agopyan (Ciência, Tecnologia e Inovação). O momento também reuniu parlamentares, gestores e representantes de entidades e produtores da cadeia produtiva do vinho em São Paulo.
A presidente da Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados do Estado de São Paulo, Celia Carbonari, mencionou que, após o plantio das uvas, é preciso esperar vários anos para que o vinhedo se desenvolva e o primeiro vinho seja elaborado, refletindo a dedicação e paciência envolvidas na produção de vinhos. Ela também destacou que, durante a vindima, ocorre uma grande celebração com amigos e família, marcando o ciclo de vida do vinho e a colheita, e que essa tradição é uma parte importante da experiência do vinho em São Paulo.
“Estamos vivendo hoje, eu como presidente da Câmara Setorial e também como produtora do vinho e todos os outros produtores aqui presentes, o lançamento da rota dos vinhos que tanto esperamos e que hoje está se tornando realidade. O enoturismo não é nada mais do que tirar você do conforto da sua casa, onde você poderia tomar um vinho de qualquer lugar do mundo para levá-lo a viver um pouco dessa experiência e desse universo”, disse Celia.
Conhecendo as rotas do vinho de SP
Cinco rotas foram estabelecidas para oferecer aos visitantes a oportunidade de explorar os sabores e a rica cultura vinícola do estado: Rota da Alta Mogiana (Ribeirão Preto e região), Rota dos Bandeirantes (São Roque e região), Rota do Circuito das Frutas (Jundiaí e região), Rota Serra dos Encontros (Espírito Santo do Pinhal e região) e Rota do Alto da Mantiqueira (São Bento do Sapucaí e região). Juntas, abrangem 55 vinícolas.
Além disso, foram identificadas 11 vinícolas adicionais, chamadas de enodestinos, localizadas em dez municípios: Campinas, Piracicaba, Águas da Prata, Amparo (duas vinícolas), Leme, Penápolis, Bofete, São Paulo, São Miguel Arcanjo e Ribeirão Branco.
O programa Rotas do Vinho de São Paulo fomenta novos negócios em municípios até 50 quilômetros das áreas produtoras, estimulando o empreendedorismo local e beneficiando a cadeia produtiva do vinho. Ele permite que vinícolas e empreendimentos relacionados acessem linhas de crédito da DesenvolveSP para impulsionar seus negócios. Espera-se que ele promova o crescimento de hotéis, restaurantes e outros serviços, aumentando a renda e o emprego no estado. São Paulo responde por mais de 11% dos empregos na indústria de vinificação do Brasil, e as Rotas do Vinho têm potencial para ampliar ainda mais essa geração de trabalho.
Assista aqui ao lançamento do programa Rotas do Vinho de São Paulo
E não esqueça: a edição 2024 da maior feira de vinhos e destilados das Américas está chegando! De 1º a 3 de outubro, a ProWine São Paulo reunirá, no Expo Center Norte, os principais players da indústria para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos. As inscrições são gratuitas para profissionais do setor. Mais informações e credenciamento em: www.prowinesaopaulo.com.
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme,
São Paulo – SP, 02055-000