NOTÍCIAS

Sustentabilidade é estratégia essencial para garantir longevidade das empresas e qualidade da produção de vinhos

Freixenet abraça práticas sustentáveis para criar vinhos de qualidade superior e impacto ambiental reduzido

No mundo dos vinhedos e das adegas, onde a tradição se entrelaça com a inovação, há um movimento crescente que vai além da qualidade do vinho: a sustentabilidade. Produtores ao redor do mundo estão adotando práticas que não apenas preservam a qualidade das uvas e a autenticidade dos vinhos, mas também protegem o meio ambiente e promovem o bem-estar das comunidades locais. Esses visionários estão provando que é possível combinar a arte centenária da vinificação com responsabilidade ambiental e social, criando um futuro mais verde para uma das indústrias mais veneradas do mundo.

“Como indústria, temos o papel de olhar para a sustentabilidade do negócio, buscando ser parte da solução e impactar positivamente todo o ecossistema. Atualmente, nossas práticas são baseadas em quatro principais pilares: embalagem, clima, biodiversidade e saúde. Na área de embalagens, temos trabalhado intensamente em um projeto junto aos nossos fornecedores de vidros para melhorar as características funcionais e a resistência das garrafas, o que tem contribuído significativamente para a redução de perdas internas e sinistros”, fala o CEO da Henkell Freixenet Brasil e VP da Henkell Freixenet Latam,  Fabiano Ruiz. 

Além disso, a empresa está focada na redução de desperdícios e pesos das embalagens. Em 2021, criou um grupo de economia circular e multifuncional para abordar a sustentabilidade de forma holística. O objetivo é maximizar o aproveitamento de materiais recicláveis e reduzir ao mínimo a geração de resíduos. Atualmente, são mais de 90% de resíduos reciclados ou recicláveis.

Em relação ao clima, a Freixenet promove a eficiência energética e o uso de energias renováveis ou de menor impacto ambiental. A companhia compra energia 100% renovável e está eliminando o uso de gasóleo. 

“Realizamos auditorias energéticas e medimos nossa pegada de carbono para estabelecer metas claras de redução. Incentivamos o transporte intermodal, incluindo o uso de trens, e participamos de um projeto piloto para testar um combustível 100% reciclado. Desde 1999, aderimos a um sistema de gestão ambiental com a certificação ISO 14001 e nossa vinícola Segura Viudas é certificada para a proteção do clima”, revela Ruiz.

No que diz respeito à biodiversidade, tanto Freixenet quanto Segura Viudas conduziram estudos para medir o impacto de suas atividades no meio ambiente. Participaram do projeto Libera, da Ecoembes com a Seo Birdlife, e criaram um novo jardim mediterrâneo em Segura Viudas para preservar a biodiversidade. Desde 2017, ambas as marcas possuem a certificação Biosphere. O executivo conta que também estão otimizando o uso de fertilizantes químicos e sulfurosos e uma parte de suas uvas está em transição para a produção orgânica.

“Para a saúde, possuímos certificações que garantem a qualidade e a segurança alimentar dos nossos produtos, como ISO 9001, IFS e BRC. Desenvolvemos o programa ‘Celebrar a Vida’, que inclui ações de yoga, nutrição e workshops de mindfulness. A Freixenet também colabora com o programa Vinho em Moderação (WiM), demonstrando nosso compromisso com o consumo moderado e responsável. Oferecemos uma ampla gama de produtos, incluindo opções orgânicas e sem álcool, além de possuir o certificado V-label, que assegura que nossos produtos são veganos”, destaca Ruiz.

Metas

Uma das principais metas da Freixenet é a redução de emissões de CO2, poluentes e resíduos, buscando atingi-las com base nas ações citadas acima, além da redução da pegada de carbono, e priorizar sempre a fabricação de produtos de uma forma que conserve recursos e seu engajamento social em todo o mundo.

Ruiz reforça sobre o nosso rótulo Segura Viudas: uma vinícola boutique enraizada em princípios de sustentabilidade, que produz Cavas premium e de baixa produção, elaborados com conhecimentos históricos e rigorosos padrões artesanais. 

“Hoje, utilizamos o mínimo necessário de produtos químicos no vinhedo e estamos sempre estudando a natureza, como cuidar da fauna e flora local, reduzir o consumo de água na vinícola, a pegada de carbono e manter o terroir vivo. A gestão sustentável, desenvolvimento econômico e social, conservação e valorização do patrimônio cultural e conservação do meio ambiente se tornaram referência, inspirando outras vinícolas a seguir o exemplo”, compartilha Ruiz. 

As terras são protegidas e certificadas pelo Wineries for Climate Protection (WFCP), o único selo de sustentabilidade ambiental para o setor vitivinícola. A certificação é voltada para a sustentabilidade, mensurando o nível de compromisso da vinícola com o meio ambiente, com base em quatro áreas principais: redução de gases de efeito estufa (GEE), gestão da água, redução de resíduos, eficiência energética e energia renovável. 

Ao longo de cinco décadas, a Freixenet conquistou diversos prêmios, sendo a única vinícola a ganhar o prêmio Vinitaly, conhecido como “Vinícola do ano” pela revista Wine & Spirits. Obteve também o selo “Biosphere Commitment” em reconhecimento ao compromisso com o turismo sustentável por três anos consecutivos (2018 a 2020), certificando que as vinícolas atendam aos requisitos e apliquem com sucesso os critérios específicos nas suas políticas de turismo.

Impacto das práticas sustentáveis na qualidade dos vinhos

Segundo Ruiz, essas práticas possuem um impacto muito positivo e que se estendem para diversas frentes, como meio ambiente, a matéria prima em si e, até mesmo, os aspectos sociais e econômicos. Por exemplo, o cuidado com a flora e fauna dos locais ajuda a melhorar a estrutura do solo, aumentar a biodiversidade e reduzir a erosão. E, claro, os solos saudáveis fornecem nutrientes equilibrados às videiras, resultando em uvas de alta qualidade.

Além disso, na Freixenet, são adotados métodos tradicionais de vinificação que respeitam o ambiente e mantêm as características autênticas das uvas, resultando em vinhos que refletem melhor o terroir e a identidade da região. 

Outro ponto muito importante é a valorização e investimento da comunidade local. Na cidade de Sant Sadurní D’Anoia, localizada na Catalunha, onde está a Freixenet e a Segura Viudas, a economia é para as vinícolas. Todos os comércios locais são para oferecer materiais e itens na produção do vinho, como rolha, embalagem, logística, etc. 

Parceria

No Brasil, a Segura Viudas realizou parceria com duas instituições: Ideia Crua e Moinho Brasil, para potencializar a sustentabilidade por meio de materiais responsáveis nos pontos de vendas e comunicação. Com Ideia Crua, empresa de confecção sustentável, a marca oferece ecobags exclusivas na venda das garrafas. Já com o Moinho Brasil, organização que produz, a partir de resíduos gerados pelo consumo de papéis e reciclagem de resíduos agrícolas, as mais diversas fibras para a confecção de papéis artesanais, a vinícola se uniu para oferecer papéis recicláveis e responsáveis em suas comunicações. 

Compromisso com o futuro

Para o CEO, a sustentabilidade desempenha um papel fundamental no setor vinícola globalmente e, a Freixenet, está profundamente comprometida. “Enxergamos a sustentabilidade como uma estratégia essencial não apenas para a preservação ambiental, mas também como um meio de garantir a longevidade e a qualidade da nossa produção de vinhos”, reitera Ruiz.

Essas práticas sustentáveis também oferecem à empresa uma vantagem significativa no mercado. O executivo diz que vê uma demanda crescente dos consumidores por produtos que respeitem o meio ambiente e a sociedade. Ao adotar e promover suas ações, a Freixenet diferencia seus vinhos e atende a um segmento de mercado em crescimento. Além disso, certificações de sustentabilidade ajudam a acessar novos mercados e a atrair consumidores que valorizam tais práticas. 

ProWine São Paulo 2024

A Freixenet é uma das expositoras confirmadas na ProWine São Paulo, que acontecerá de 1º a 3 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP e é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, a feira tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos.

O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Messe Düsseldorf e Inner Group. 

As inscrições para visitantes estão abertas e são gratuitas a profissionais do setor. Garanta sua participação aqui.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Vinhos brasileiros conquistam compradores internacionais na ProWine São Paulo

23 de October de 2024

Masterclass na ProWine São Paulo terá degustação de Vinhos Gran Ouro do Brazil Wine Challenge 2024

18 de September de 2024

Mais de 1.400 marcas de 34 países estão na ProWine São Paulo 2024

30 de September de 2024

plugins premium WordPress