NOTÍCIAS

Vinhos do Alentejo planejam duplicar valor em exportações até 2030

CVRA aposta em mercados como Brasil, Estados Unidos e Canadá para expandir a presença global dos rótulos da região

Um estudo divulgado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), revela que os vinhos do Alentejo valem hoje 1,45 bilhão de euros, o que representa cerca de 673 milhões de euros para o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal. Com crescimento associado ao valor das exportações, a comissão espera ampliar a presença internacional.

Importante para a economia de Portugal, o vinho Alentejano representa mais de 16% da produção portuguesa de vinho, garantindo cerca de 21 mil empregos e gerando por volta de 269 milhões de euros em remunerações.

A marca atual é de 19,8 milhões de litros exportados. Segundo o presidente da CVRA, Luís Sequeira, os planos são de duplicar este número e alcançar os 40 milhões até 2030, aumentando assim a presença internacional dos vinhos do Alentejo. 

Consolida-se então uma estratégia que coloca países como Brasil, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra como mercados promissores. Um reflexo disso é o esforço sobre o Brasil, que cresceu 51%, o que representa cerca de 800 mil euros.

Luís também acrescenta que o intuito é se concentrar na agregação de valor produzido pelo setor vitivinícola alentejano, considerando um consumidor que prioriza qualidade ao invés de quantidade. A ambição é de um salto no impacto econômico, transformando a atual marca de 1,45 bilhão em algo próximo de 2 milhões de euros nos próximos cinco anos.

A ProWine São Paulo recebe, todos os anos, uma variedade de rótulos portugueses, incluindo os alentejanos, representando uma oportunidade para os profissionais do vinho degustarem as últimas novidades vindas d’além mar. A feira será realizada de 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Mais informações e inscrições gratuitas para profissionais em: prowinesaopaulo.com.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

ProWine São Paulo e Expo Center Norte divulgam relatório de sustentabilidade da edição 2025

12 de dezembro de 2025

Como a Austrália se tornou potência mundial no universo do vinho

28 de julho de 2025

Garrafa de vinho vendida por R$ 4,2 milhões bate recorde mundial em leilão

6 de abril de 2026