NOTÍCIAS

Vinícola UVVA leva terroir da Chapada Diamantina para a ProWine São Paulo

A empresa nordestina apresenta rótulos exclusivos e uma masterclass sobre seu terroir diferenciado, focando em elegância e complexidade e no potencial da região

A Vinícola UVVA, localizada na Chapada Diamantina, participará pela primeira vez da ProWine São Paulo, apresentando uma seleção de seus vinhos que se destacam por suas características únicas e qualidade superior. Os visitantes terão a oportunidade de degustar tanto os rótulos já presentes em seu portfólio quanto alguns lançamentos. Além de um estande com elementos que remetem ao terroir, marcado pela exuberância do solo franco-argilo-arenoso e microclima único, com dias quentes e noites frias, ideal para o amadurecimento das uvas, a empresa promoverá uma masterclass sobre o que faz dos seus vinhos tão especiais.

“Podemos elencar alguns fatores determinantes para descrever nossos vinhos e suas influências com relação ao terroir. Os principais são a altitude – 1.150m, o clima com estações bem definidas, a tecnologia da Dupla Poda que origina vinhos de ‘Inverno’ e o perfil de solo franco-argilo-arenoso com camadas sedimentares de Arenito. A partir destes pontos, obviamente possuímos derivações e detalhamentos específicos decorrentes desde o manejo nos vinhedos até as escolhas de vinificação, para traduzir este terroir no perfil dos vinhos da UVVA”, fala o CEO da vinícola, Fabiano Borré.

O enólogo-chefe, Marcelo Petroli, que estará à frente da masterclass, explica, tecnicamente, que o clima, classificado como Tropical de Altitude, permite trabalhar o vinhedo com o sistema de dupla poda, direcionando a safra para o inverno, onde se tem condições ideais para a maturação das uvas. O clima é seco e com grande amplitude térmica, que chega a mais de 20ºC num mesmo dia, permitindo a maturação plena das bagas e trazendo complexidade, elegância e equilíbrio aos vinhos. Outro fator importante é o solo franco-argilo-arenoso profundo, de boa drenagem, que permite um bom desenvolvimento radicular das videiras, contribuindo para a complexidade e tipicidade dos vinhos.

O foco da UVVA é a produção de vinhos finos de alta gama e para isso utiliza variedades brancas e tintas. No portfólio existem espumantes produzidos pelo método tradicional, vinhos brancos varietais (Sauvignon Blanc e Chardonnay), tintos de Corte (Cordel e Diamã) e tintos varietais (Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, Pinot Noir, Petit Verdot). Estes últimos, integram a linha Microlote, que se destaca pelo seu conceito de exclusividade, que se inicia no vinhedo. 

Nele identifica-se uma micro parcela dentro da quadra de determinada variedade com perfil de solo e desenvolvimento distintos. Essas uvas são colhidas, separadas e vinificadas na micro vinícola, sempre no conceito de microlotes, respeitando ao máximo o potencial de cada variedade visando a entrega de vinhos complexos, elegantes e equilibrados. Segundo Borré, é uma linha muito especial e limitada.  

“O grande diferencial com relação a outras regiões é o fato de trabalharmos 100% do nosso vinhedo com o sistema de dupla poda e colheita de inverno em vinhedos exclusivamente próprios. Com esta realidade, conseguimos direcionar nossa safra de uvas para o momento de maior amplitude térmica, onde temos condições de clima ideais para maturação plena das uvas. Outro fator de grande importância é o manejo do nosso vinhedo, onde trabalhamos com o objetivo de controlar a produção ao nível de 1,2 kg de uva por planta e termos assim foco na alta qualidade. Em nossas vinificações dispomos das melhores tecnologias para preservar a fruta e elaborar os vinhos de acordo com nossos critérios, O objetivo é sempre respeitar ao máximo a essência de cada variedade produzida”, reitera o CEO.

Ele antecipa que a expectativa para a PWSP é a melhor possível. A UVVA entende a importância e a dimensão do evento para o mercado de vinhos e como debutante, nutre a expectativa pela oportunidade de apresentar seu projeto e vinhos ao vasto e qualificado público visitante.

“Com certeza será uma grande oportunidade para mostrarmos ao mercado nosso trabalho em um novo Terroir, para que possamos entregar aos consumidores vinhos elegantes, complexos, equilibrados e com a tipicidade das cepas diamantinas. Queremos compartilhar com os participantes conhecimentos sobre uma nova região produtora, seu terroir específico e os vinhos de Mucugê, na Chapada Diamantina”, garante Petroli.

A Chapada Diamantina e Mucugê possuem condições ideais para a produção de uvas com grande potencial enológico. No entanto, implantar essa cultura em uma região onde não havia histórico é um desafio enorme, que exige decisões complexas, como a escolha das variedades de uvas, porta-enxertos e o manejo adequado para a área.

Após vencer as etapas de implantação, o desafio se estende à comunicação desse novo terroir. É necessário quebrar paradigmas e desmistificar a ideia de que o Nordeste não pode produzir vinhos de qualidade, especialmente em uma área de altitude como a UVVA, que se destaca por suas condições favoráveis. “Esperamos, sinceramente, que nosso trabalho com muito amor, dedicação e respeito a essa nova região sirva de inspiração, fortalecendo ainda mais este novo terroir de grande potencial”, o enólogo-chefe.

A masterclass “Vinícola UVVA, a Chapada Diamantina e os vinhos de um novo terroir” acontecerá durante o ProWine Forum, no dia 2 de outubro, das 16h15 às 17h15.

Mais informações em www.prowinesaopaulo.com.

ProWine São Paulo 2024

A ProWine São Paulo acontecerá de 1º a 3 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP e é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos.

O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Inner Group e Messe Düsseldorf. 

As inscrições para visitantes estão abertas e são gratuitas a profissionais do setor. Garanta sua participação aqui.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

ProWine São Paulo 2024 será palco do lançamento mundial da nova safra do Pêra-Manca

22 de May de 2024

'Adega' no fundo do mar: vinhos são vendidos pela 1ª vez após 12 meses mergulhados em SC

25 de July de 2024

Vinhos brasileiros conquistam compradores internacionais na ProWine São Paulo

23 de October de 2024

plugins premium WordPress