NOTÍCIAS

Com crescimento recorde, Brasil é destaque nas exportações de vinhos portugueses

País sulamericano é o terceiro maior destino, com forte impacto no desempenho global do setor, somando 66 milhões de euros entre janeiro e setembro

O mercado brasileiro consolidou-se como peça-chave nas exportações de vinhos portugueses, com um desempenho expressivo em 2024. O Brasil alcançou a terceira posição entre os principais destinos, ultrapassando o Reino Unido, com 66 milhões de euros em exportações entre janeiro e setembro deste ano. “O Brasil tem estado com um desempenho muito grande, muito positivo, é o país que tem liderado o crescimento das exportações. Já era o nosso primeiro país sem [considerar a exportação de vinho do] Porto. Considerando as exportações totais, passou a ser o nosso terceiro país”, destacou o presidente da ViniPortugal – associação que representa mais de 80% dos produtores de vinho e de uva no país, Frederico Falcão.

Os Estados Unidos e a França continuam a liderar como principais mercados, com exportações de 77 e 76 milhões de euros, respectivamente. No total, Portugal exportou 260 milhões de litros de vinho nos primeiros nove meses de 2024, gerando 698 milhões de euros em receita. Apesar do crescimento em volume e valor, o preço médio apresentou queda, reflexo de pressões no mercado europeu e exportações a granel para a Espanha. “Aumentamos em volume e em valor, mas estamos a perder preço médio. É um sinal evidente quando sabemos que as adegas têm excesso de vinho acumulado”, explicou Falcão.

Em 2023, Portugal permaneceu no top 10 dos maiores exportadores mundiais de vinho, ocupando a oitava posição em volume (319 milhões de litros) e a nona em valor (925 milhões de euros). No entanto, o consumo global em queda impactou o setor. 

“É um ano de muita turbulência nacional, mas que reflete a baixa do consumo mundial de vinhos, sobretudo em 2023. Isso afetou tanto Portugal, como a maioria dos países produtores de vinhos. No entanto, se olharmos para 2024 e para a situação de Portugal, as coisas não estão tão mal assim”, avaliou o presidente.

Leia também: ViniPortugal celebra crescimento no mercado brasileiro na ProWine São Paulo

Esses e outros dados foram debatidos no Fórum Anual dos Vinhos de Portugal, realizado em 28 de novembro no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Durante o evento, foram apresentados o “Plano Estratégico 2030” e os Planos Setoriais de Promoção Internacional para 2025, elaborados pela ViniPortugal em parceria com as Entidades Certificadoras. A diretora da ProWine São Paulo, Malu Sevieri, esteve no encontro, que reuniu representantes do setor para discutir os desafios e as estratégias futuras.

“O mercado brasileiro tem se destacado como um dos mais dinâmicos e estratégicos para o setor vitivinícola global. O crescimento expressivo nas exportações de vinhos portugueses reflete não apenas o amadurecimento do consumidor brasileiro, mas também o reconhecimento da qualidade desses produtos. O Brasil não é apenas um mercado em ascensão, é uma peça fundamental no cenário internacional de vinhos”, afirmou Malu.

O novo plano estratégico define metas ambiciosas, como alcançar 1,2 milhão de euros em exportações até 2030 e aumentar o preço médio por litro de 3,05 para 3,19 euros. O Brasil, junto aos Estados Unidos e Canadá, concentra 50% do investimento em marketing dos Vinhos de Portugal, com atenção também a mercados estratégicos como Suíça, Países Baixos e Japão. Por outro lado, haverá redução de presença em mercados como México, Rússia e Angola, buscando maior concentração de recursos em destinos prioritários. 

Além disso, espera-se que até 2030, 40% das empresas que colaboram com a ViniPortugal obtenham certificação no Referencial Nacional de Sustentabilidade, reforçando o compromisso do setor com práticas responsáveis e inovadoras.

Assista ao Fórum Anual dos Vinhos de Portugal AQUI.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Portfólio da Anbordu reflete respeito aos pequenos produtores e ao patrimônio vinícola do Chile

3 de September de 2024

Antigal Winery & Estates é a melhor vinícola do novo mundo, segundo Wine Enthusiast

8 de August de 2024

Blanic celebra terceira participação na ProWine São Paulo

29 de July de 2024

plugins premium WordPress