NOTÍCIAS

Com presença renovada, Miolo anuncia novidades estratégicas na ProWine São Paulo 2025

Grupo aposta na internacionalização com vinhos elaborados em Mendoza, amplia portfólio e reforça conexão com o público brasileiro

Para a Miolo Wine Group, a participação na ProWine São Paulo 2025 é estratégica por diversos motivos. Além de ser a principal feira de negócios do setor no país, o evento acontece em São Paulo, centro econômico e polo de consumo que concentra uma grande parte do mercado nacional de vinhos. Segundo a empresa, é uma oportunidade valiosa de fortalecer relacionamentos com distribuidores, lojistas especializados, profissionais de restaurantes e hotéis, além de apresentar o portfólio completo das suas marcas: Miolo, Terranova, Seival, Almadén e, pela primeira vez na feira, a Bodega Renacer, de Mendoza, na Argentina, seu quinto terroir.

Essa edição tem um simbolismo especial, porque marca o início de um novo ciclo de expansão internacional e reforça o compromisso do grupo de aproximar o público brasileiro de rótulos que traduzem diferentes terroirs e estilos.

“Na ProWine São Paulo 2025, vamos apresentar grandes novidades que marcam um momento estratégico para o Miolo Wine Group. Um dos principais destaques será a estreia dos vinhos Miolo Seleção elaborados em Mendoza, na Argentina, na Bodega Renacer, que agora passa a integrar o nosso portfólio como o quinto terroir do grupo. Serão apresentados o Miolo Seleção Tinto Malbec & Bonarda e o Miolo Seleção Branco Sauvignon Blanc & Torrontés, rótulos que unem a experiência brasileira com a excelência argentina”, antecipa o diretor superintendente, Adriano Miolo.

Leia também: ProWine São Paulo é peça-chave na estratégia comercial e institucional da Miolo

A empresa também lançará a nova identidade visual da linha Miolo Giuseppe, símbolo da sua tradição no Vale dos Vinhedos. Os rótulos chegam renovados, mais modernos e sofisticados, reforçando as raízes italianas da família Miolo, especialmente no ano em que celebramos os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Além disso, a feira marcará a apresentação oficial da Bodega Renacer ao mercado brasileiro, consolidando a internacionalização do Miolo Wine Group e ampliando seu portfólio com vinhos super e ultra premium produzidos em Luján de Cuyo, Mendoza. É um momento muito especial para a Miolo, pois além de reforçar a presença no Brasil, passa a oferecer ao mercado global rótulos elaborados em diferentes terroirs, estilos e experiências.

“No estande da Miolo Wine Group, os visitantes podem esperar experiências marcantes e novidades que vão muito além da degustação tradicional. Estamos preparando um espaço convidativo, pensado para oferecer não só vinhos, mas também conteúdo, troca de conhecimento e a oportunidade de se conectar com a essência dos nossos cinco terroirs. Será, sem dúvida, um estande que vai surpreender tanto pelo portfólio quanto pela experiência sensorial”, explica o diretor superintendente.

Adriano Miolo, aliás, conduzirá uma masterclass no ProWine Forum. Embora o tema e a linha de produtos a serem apresentados ainda estejam em definição, a empresa antecipa que será uma experiência imperdível para quem deseja conhecer mais profundamente os terroirs, a filosofia de produção e os detalhes que fazem da Miolo uma referência no cenário vitivinícola brasileiro e internacional.

Segundo Adriano, por trás da presença da Miolo na ProWine São Paulo existe toda a história de uma marca que nasceu do espírito desbravador e segue escrevendo novos capítulos em diferentes terroirs. Trata-se da maior exportadora de vinhos finos do Brasil e a única vinícola nacional com produção própria em cinco terroirs distintos — quatro no Brasil e agora também na Argentina.

Ele conta que há um bastidor curioso que inspira a participação da empresa este ano. “Toda vez que desbravamos um novo terroir, não vamos simplesmente plantar uvas e produzir vinhos. Há um estudo profundo do solo, do clima, das castas e, acima de tudo, do potencial que aquele lugar tem para contar novas histórias através dos nossos vinhos. Foi assim no Vale do São Francisco, no Nordeste, onde ninguém acreditava ser possível colher uvas duas vezes ao ano. Foi assim agora em Mendoza, onde nos tornamos a primeira vinícola brasileira a ter operação própria em uma das regiões mais prestigiadas do mundo. Essa coragem de atravessar fronteiras, sejam elas geográficas ou culturais, é a essência que vamos levar à ProWine São Paulo. E é essa história, construída garrafa por garrafa, que queremos dividir com todos que passarem pelo nosso estande”, conta o diretor superintendente.

O ano de 2025 está sendo marcado por um cenário bastante competitivo para o setor vitivinícola brasileiro, com desafios que envolvem desde a pressão econômica sobre o consumo até questões ligadas à tributação e à legislação, que impactam diretamente os custos de produção e comercialização.

Mesmo diante desse contexto, a Miolo Wine Group mantém um desempenho sólido, graças à diversidade do portfólio, que reúne cerca de 150 rótulos, contemplando diferentes estilos, faixas de preço e terroirs. Essa amplitude lhe permite atender públicos variados, equilibrar mercados internos e externos e mitigar riscos.

Além disso, a empresa tem investido cada vez mais em tendências globais, como a elaboração de vinhos com menor teor alcoólico e menor intervenção, buscando atender consumidores que priorizam produtos mais leves, naturais e sustentáveis. Essa estratégia reflete seu compromisso não apenas com a qualidade, mas também com a evolução do mercado e as novas demandas de consumo.

Outro pilar fundamental da estratégia da Miolo tem sido o enoturismo. O grupo vem apostando forte na criação de experiências únicas em todas as suas unidades, fortalecendo o vínculo emocional com o consumidor e ampliando a presença de marca. Inclusive, o varejo da Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, está passando por uma grande reestruturação, com obras que devem seguir até o final de agosto. A ideia é oferecer um espaço ainda mais moderno, confortável e alinhado às expectativas do enoturista, com ambientes renovados para degustações, compras e experiências imersivas no mundo do vinho.

“Seguimos confiantes de que a inovação, a conexão com os consumidores e a presença crescente no mercado internacional — agora ampliada com a operação na Argentina — continuarão sendo nossos grandes diferenciais para manter a Miolo em evidência e em crescimento”, fala Adriano.

Sobre a ProWine São Paulo

A ProWine São Paulo é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos. O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Inner Group e Messe Düsseldorf. Em 2025, acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

ProWein 2025 reafirma sua relevância para o futuro do setor de vinhos e destilados

20 de março de 2025

Sul de Minas ganha indicação geográfica para produção de vinhos de inverno

12 de fevereiro de 2025

Vinhos do Porto da Quinta do Crasto são destaque na PWSP 2025

22 de setembro de 2025